sábado, 20 de abril de 2013

Vicente Pires: Secretária de Condomínios fala sobre regularização



A convite da Associação de Moradores de Vicente Pires, a secretária Regina Amaral, titular da Secretaria de Regularização de Condomínios, participou de reunião com moradores dos condomínios de Vicente Pires, oportunidade em que falou sobre as etapas da regularização e a importância da questão fundiária.

A secretária Regina falou do empenho do governador com a questão da regularização, a criação da secretaria dos Condomínios e a lei de muros e portarias. “Recentemente o processo foi aprovado pelos conselhos de planejamento e de meio ambiente. Mesmo que haja um questionamento com relação à titularidade da terra, é muito importante ter o entendimento com a Terracap, pois com as escrituras, acaba-se as ameaças de derrubadas e vocês passam a ter o direito de construir”, explicou.



O vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, também esteve presente à reunião, que aconteceu no salão Atlante e reuniu moradores de diversos condomínios e da Vila São José, comunidade localizada em área de interesse social, onde há grande  preocupação com a venda dos lotes no formato de licitação. “A venda direta é um direito de quem já está instalado. Está prevista no TAC”, explicou a advogada da secretaria de Condomínios, dra. Maria Olímpia.

Representantes da associação de produtores rurais também estiveram presentes ao encontro. Para o presidente da entidade, Sebastião Machado, “aqueles que não parcelaram suas chácaras estão sendo penalizados, pois querem tomar nossas  áreas para instalação de equipamentos públicos. Isso é injusto”, reclamou, oportunidade que pediu ajuda para que a Secretaria trate do assunto junto a Terracap, pois essa medida ao longo dos últimos anos tem incentivado o parcelamento de chácaras que se mantinham intactas.

“Não conhecemos nosso projeto urbanístico, que foi feito há muitos anos. Gostaríamos muito de poder participar do processo de regularização. Não entendemos porque nosso processo ainda não está na Secretaria de Condomínios”, reclamou o presidente da associação, Gilberto Camargo.

Fonte: Sercond

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Lei impõe mudanças a áreas de preservação no DF


Assim como ocorrerá com a orla do Lago Paranoá, as construções erguidas em APPs dos parcelamentos terão de seguir as novas regras do Código Florestal. Governo ainda estuda como aplicar as normas no processo de regularização
A aprovação da viabilidade ambiental de Vicente Pires pelo Conselho Distrital de Meio Ambiente (Conam) traz à tona a discussão sobre a ocupação na beira de córregos e nascentes e de áreas de veredas em condomínios irregulares. O Conam deu respaldo ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) para prosseguir com o licenciamento do setor habitacional, composto por 417 parcelamentos e 80 chácaras, onde vivem quase 80 mil pessoas. E deixou para um segundo momento a discussão sobre as construções erguidas em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), quando um estudo for feito observando as disposições do novo Código Florestal. O mesmo deve acontecer com os processos ambientais de todos os demais loteamentos com terrenos em APPs no DF.
Sancionado em maio do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, o Código Florestal mudou as normas para a proteção da vegetação em todo o Brasil e estabeleceu limites diferenciados para as APPs, tanto em área urbana quanto em zona rural. Como o Correio mostrou ontem, no Lago Paranoá, as ocupações à beira do espelho d’água devem manter a distância mínima de 5, e não mais 30 metros da margem, como ocorria anteriormente.


Correio Braziliense, 15.4.13

Novos condomínios recebem da Sercond autorização para manutenção de portarias



Na manhã desta quinta-feira (17/04), a secretária de Regularização de Condomínios (SERCOND) Regina Amaral entregou novas autorizações de manutenção de muros e portarias para oito condomínios - Jardim Botânico I, Interlagos, Belvedere Green, Entre Lagos, Privê Mônaco, Meus Sonhos, Mirante das Paineiras e Parque e Jardim das Paineiras.
O evento aconteceu no auditório da Secretaria, onde foi servido um café da manhã, antes da entrega do documento. 



A secretária aproveitou a oportunidade para falar sobre o processo de regularização e da  importância da busca de soluções para as questões fundiárias. "Não basta o empenho do governador Agnelo com a criação de um órgão específico para a regularização. É necessário que síndicos e moradores se empenhem para solucionar a situação fundiária dos parcelamentos, pois sem isso, pouco vai adiantar a aprovação dos projetos, uma vez que não conseguirão fazer o registro em cartório".



A representante da Assessoria Jurídica da Secretaria, a advogada Maria Olímpia, lembrou que as autorizações emitidas não permitem novas construções e são exclusivamente para a manutenção dos cercamentos e portarias existentes.



terça-feira, 16 de abril de 2013

Secretária de Condomínios recebe agradecimento de moradores do Belvedere Green




“Agradecemos a visita de sua equipe ao nosso condomínio e seu empenho em nos orientar quanto ao caminho correto a seguir rumo a nossa regularização.

Ficamos bem impressionados com a competência técnica apresentada pela equipe da Secretaria de Regularização de Condomínios, sendo um momento único e histórico para a comunidade do Belvedere Green a presença de uma Secretaria de Estado do GDF– Sra. Regina Amaral pessoalmente envolvida na busca por soluções para regularização do Condomínio e a proteção do Meio Ambiente.

Pretendemos continuar e ampliar a parceria com vista à regularização, ao desenvolvimento humano e a preservação do Meio Ambiente.

Colocamo-nos a disposição para apoiar políticas publicas e ações do GDF/SERCOND na região do Jardim Botânico.

Em breve encaminharemos mais demandas e notícias sobre o Condomínio Belvedere Green e Região do Jardim Botânico para novas ações conjuntas.”



Movimento Amigos de APP

EQUIPE DA SERCOND VISITA CONDOMÍNIO BELVEDERE GREEN

Na manhã de segunda-feira (15/04), equipe da Secretaria de Regularização de Condomínios, acompanhada pela secretária Regina Amaral e da chefe da assessoria jurídica, Maria Olímpia, fez visita ao Condomínio Belvedere Green, localizado em área particular, na Avenida do Sol, na cidade do Jardim Botânico.

Acompanhados pelo síndico Ivan e por representantes de associação de moradores, Roberta e Ida, a equipe percorreu ruas e conheceu de perto as áreas de proteção (APPs) localizadas dentro do condomínio.


Localizado em uma área privilegiada, cercada de verde, numa região bastante acidentada, com morros e vales, onde se pode observar uma rica flora e fauna, o Belvedere Green pretende avançar com o processo de regularização, parado desde 2009.




Secretária Regina Amaral acompanhada do subsecretário João Daniel (E) e servidores da SERCOND



Durante a reunião que aconteceu antes da visita, a advogada da SERCOND tirou dúvidas do síndico e representantes dos moradores, prestou esclarecimentos a respeito das áreas ambientais localizadas no residencial e falou da importância de resolver as questões fundiárias, para que todo o processo possa ter andamento junto com a regularização urbanística e ambiental.


Após os esclarecimentos e com objetivo de conhecer de perto as áreas mais sensíveis apontadas pelo síndico Ivan, a equipe foi a campo para conhecer as APPs e a maneira como estão sendo preservadas. "Existem áreas onde a associação de moradores quer desenvolver um projeto voltado para a flora e a fauna em parceria com o Jardim Botânico de Brasília", explicou a secretária Regina, dizendo ser muito importante essa consciência dos moradores.
O residencial é todo cercado de muito verde



ESTÁDIO SERÁ INAUGURADO DIA 18 DE MAIO



O GDF adiou para 18 de maio a inauguração do Estádio Mané Garrincha, que seria aberto no sábado (21), aniversário de Brasília. A justificativa é que, o grande volume de chuva que caiu na cidade poderia causar sérios danos ao gramado.
Na inauguração, está previsto o jogo do Campeonato Brasiliense, que será o evento-teste para o estádio, que vai receber a abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, com o jogo Brasil e Japão.
A data limite para entrega do estádio à Fifa é 24 de maio.

sábado, 13 de abril de 2013

Lixo toma conta de área nobre. Demonstração de desrespeito à população.



A foto, encaminhada por um leitor, mostra a situação da Avenida Comercial da cidade do Jardim Botânico, em frente ao Supermercado Santa Felicidade. Lixo e papel por todo lado, na área do estacionamento.

GDF LANÇA CAMPANHA DE PREVENÇÃO Á LEISHMANIOSE


A Secretaria de Saúde já confirmou 187 diagnósticos da doença neste ano. Causada por protozoário, ela causa febre alta, fraqueza e emagrecimento.

O Governo do Distrito Federal lançou neste sábado (13) campanha de prevenção à leishmaniose. A doença é causada por um protozoário, transmitido por um mosquito que picou um cachorro infectado, e causa febre alta, fraqueza aguda e emagrecimento em humanos.

A programação prevê coleta de sangue de cães em uma estande que funcionará até as 17h no shopping Boulevard, no final da W3 Norte. Segundo o GDF, cerca de 20 profissionais da Secretaria de Saúde estarão no local para prestar informações e tirar dúvidas sobre o ciclo de vida do inseto e do cachorro contaminado.

O governo informou ainda que mais de 1,6 mil exames para detecção da doença já foram realizados no DF neste ano - 187 deram resultado positivo. O único Medicamento para tratamento de leishmaniose foi criado na década de 40.

As regiões com maior incidência da doença são Lago Sul, Lago Norte, Fercal, Sobradinho I e II, Colorado e Jardim Botânico. O governo elaborou um calendário para maio, com ações educativas e preventivas aos sábados, para reduzir a disseminação da doença.

Fonte: G1

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA SEGUNDA-FEIRA


Meta do GDF é imunizar 450 mil pessoas, entre elas doentes crônicos e mulheres no pós-parto

A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (15/4/13) em todo o Brasil. Neste ano, o período de vacinação ocorre até o dia 26 de abril. A meta do Governo do Distrito Federal é vacinar pelo menos 80% do público-alvo, marca superada no ano passado quando a cobertura alcançou 89,09%. Foram disponibilizadas 500 mil doses para o DF, e a expectativa é que mais de 450 mil pessoas sejam imunizadas.

Até o ano passado, apenas as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, pessoas privadas de liberdade e profissionais de saúde recebiam a dose. Agora, também receberão a vacina mulheres no período de até 45 dias após o parto e os doentes crônicos, que terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde. Para mais informações veja a lista aqui.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da doença que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Nos dias úteis, todas as salas de vacinação de rotina das regionais de saúde vão atender a população das 8.00 às 11.30 e das 13.30 às 17.00. No sábado (20/4/13), dia da mobilização social (Dia D), os 128 postos funcionarão das 8.00 às 17.00, ininterruptamente.

Fonte: Alô Brasília

GDF RECEBERÁ RECURSOS PARA CONCLUSÃO DO EXPRESSO SUL

Verba para finalização das OBRAS deve ser liberada a partir do final deste mês. O Governo do Distrito Federal investiu, até março, R$ 130 milhões
O Governo do Distrito Federal avançou mais uma etapa para a conclusão do Expresso DF – Eixo Sul, que vai ligar Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. Durante a reunião realizada ontem (12/04) entre a Casa Civil e a Caixa Econômica Federal (CEF), o GDF foi informado que os recursos para a finalização da obra devem ser liberados a partir do final deste mês.

As OBRAS do Expresso Sul foram iniciadas em dezembro de 2011, com recursos próprios do GDF. Até março deste ano, foram investidos R$ 130 milhões, com valor total estimado em aproximadamente R$ 785 milhões.

O corredor exclusivo de ônibus beneficiará cerca de 220 mil brasilienses, o que reduzirá o tempo de viagem em 50 minutos. Haverá terminais em Santa Maria e no Gama, 15 estações, 15 passarelas, além de anexos de terminais nas Rodoviárias do Plano Piloto e do Gama.

A Caixa Econômica Federal é o agente financeiro responsável pelos repasses do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados à obra. Para garantir a liberação do financiamento, toda a documentação necessária para a análise final do banco foi entregue pela Casa Civil do DF.

Em dezembro de 2012, no âmbito do PAC Mobilidade Grandes Cidades, o GDF assinou contrato com a Caixa para financiar o empreendimento e, dessa forma, assegurar o ritmo de execução das OBRAS. O iniciativa para obter recursos do governo federal envolveu equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de TRANSPORTES e Casa Civil do DF.

FONTE: Alô Brasília

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SERCOND vai intermediar acordo com Terracap para por fim ao impasse da Etapa 2 do Jardim Botânico


A secretária de Regularização de condomínios, Regina Amaral, na noite desta quinta-feira (11/04), participou de reunião com representantes dos moradores da Etapa 2 do Jardim Botânico.
O encontro aconteceu no salão do Estância Jardim Botânico, onde compareceram síndicos dos seis parcelamentos, o deputado Agaciel Maia e o representante da Associação de Moradores (AJAB), Onélio Teles, que entregou à secretária ofício com a proposta dos moradores para que o Governo dê andamento a regularização dos condomínios da Etapa 2, suspensa desde 2008, quando os moradores impugnaram o registro em cartório.

“Solicitamos que o documento seja encaminhado ao Governo e Terracap para que encontremos uma solução justa e viável, tanto do ponto de vista jurídico quanto econômico, para que seja feita a regularização dos imóveis da Etapa 2”, explicou Teles, lembrando que todas as benfeitorias ao longo desses anos foram realizadas pelos moradores.

A titular da SERCOND lembrou que esteve em reunião na Terracap para tratar do assunto e que encaminhará o documento, com a tabela dos valores dos lotes, devidamente atualizada, para que possam iniciar as negociações. “A idéia é muito boa e vai beneficiar os moradores, que terão a situação resolvida. Com as escrituras de seus imóveis poderão contrair financiamento e acabarão com as ameaças de derrubadas”, explicou a secretária Regina.
Fonte: Sercond

quarta-feira, 10 de abril de 2013

REFORÇO NA DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA


O governador Agnelo, juntamente com o presidente em exercício da CEB, inaugurou nesta terça-feira (09/04), a nova linha de distribuição de alta tensão que vai interligar as estações de Riacho Fundo, Hípica e Embaixadas Sul.
A medida irá fortalecer a distribuição da CEB e fortalecer a zona central da capital federal.

Devedores ganham chance de negociar dívidas com o governo


O Programa de Recuperação de Créditos Tributários – Recupera-DF – foi aprovado na quinta-feira (04/04) pelos deputados distritais, na Câmara Legislativa.
O programa tem o objetivo de diminuir as dívidas em aberto para com os cofres públicos do GDF, hoje próxima de R$ 11 bilhões. Com o Recupera, o Governo irá abrir mão de juros e multas para todos aqueles que se comprometerem a quitar seus debitas.
O texto, de autoria do Poder Executivo, recebeu quatro emendas parlamentares e segue agora para sanção do governador. Pessoas físicas e jurídicas, com dívidas geradas até 31 de dezembro de 2011,
Para pessoas jurídicas, as parcelas não podem ser inferiores a R$ 100, e para pessoas físicas, a parcela não pode ser inferior a R$ 30,00, que serão corrigidas pelo INPC.
Não estão inclusas dívidas relacionadas com questões de trânsito e nem os débitos ocorridos no ano de 2012. Essa é uma versão do antigo REFAZ.

Governo retoma obras do VLT


A Secretaria de Obras do DF assintou contrato com o consórcio Transoeste para desenvolver o projeto do viaduto do VLT, entre a Av. W-3 Sul e o Setor Policial, cuja obra está paralisada desde final de 2010, devido questões judiciais.
Há um mês, um acordo permitiu que o GDF reiniciasse o processo licitatório para a continuação das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja responsabilidade é do Metrô-DF. A previsão para a construção do viaduto, no final da W-3 sul, é maio de 2014, o que significa a conclusão antes da Copa do Mundo de Futebol.
As obras do VLT estão paradas devido irregularidades desde a Caixa de Pandora e reativá-la era uma das prioridades do governador Agnelo.

A obra está estimada em R$ 20 milhões com recursos do PAC Copa, transferidos para o PAC Mobilidade.

terça-feira, 9 de abril de 2013

DER busca solução para quem segue para Sobradinho e Planaltina


O Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) criou nesta segunda-feira (08/04) mais uma faixa para quem sai do Plano Piloto no sentido Sobradinho e Planaltina. A faixa extra estará disponibilizada das 17h às 19h30, com objetivo de diminuir os longos congestionamentos que ocorrem, diariamente, no trecho da subida do Colorado, na hora de pico – fim da tarde.
Os ônibus, caminhões e veículos lentos utilizarão a faixa da direita no sentido Plano Piloto.
A novidade agradou a quem trafega pelo local.

Privê do Lago Norte I: Em café da manhã, moradores pedem o fim de derrubadas



Na manhã de domingo (07/04), a secretária de Regularização de Condomínios, Regina Amaral, acompanhada das equipes das subsecretarias Ambiental e Fundiária, e do deputado dr. Michel, participou de café da manhã com moradores do Condomínio Privê do Lago Norte I, no Lago Norte.
Entre as reivindicações dos moradores, a principal é com relação a operação de derrubadas.
A titular da Pasta falou da importância de se respeitar a ordem de não construir, principalmente em áreas com demandas judiciais, de terras desapropriadas em comum com a Terracap. “A grilagem em Brasília não para e a forma de inibir o avanço de ocupação de áreas públicas é através de operações permanente de fiscalização do uso e ocupação do solo. Existe um comitê que está atento. Por isso, insistentemente, temos pedido que aguardem”, explicou, falando do trabalho que vem sendo realizado com o objetivo de acelerar o processo de regularização.

A equipe da SERCOND realizou uma visita pelo condomínio para conhecer a área de APP, devidamente cerca e preservada pela administração do condomínio. “Entendemos ser de suma importância a liberação das licenças corretivas para os parcelamentos, com obrigação de fazer e prazo estipulado para o cumprimento, conforme prevê o TAC dos Condomínios, pois somente assim poderemos garantir a preservação ambiental. O meio ambiente não pode esperar por mais 10, 20 ou 30 anos”, defendeu a secretária Regina, que explicou que já esteve no IBRAM para solicitar a agilização dessas licenças.

Com relação as gambiarras, a titular da SERCOND falou do recém decreto do Governo, publicado em março passado, que prevê infraestrutura básica para os parcelamentos consolidados e pediu que representantes do condomínio oficializem a solicitação na Secretaria para que seja tomada as devidas providências junto à CEB.

Durante a reunião, a secretária Regina falou sobre o TAC-002, o decreto de muros e portarias e as autorizações expedidas, a análise do processo de regularização e a importância de se resolver as questões fundiárias, um dos gargalos da regularização. “Para as áreas onde há pendência judicial, o melhor é que se faça um acordo com a Terracap, deixando que o processo continue tramitando, pois com o acordo, é possível regularizar, colocando um fim a irregularidade, as ameaças de derrubadas e o morador poderá, não somente ter sua escritura, mas obter empréstimo e financiamento para comprar ou construir seu imóvel. Se no final do processo, ficar comprovado que a terra é particular, o morador fez uma poupança, pois irá receber seu dinheiro de volta. Se for pública, ele já se antecipou na solução do problema, sem ter que esperar 10, 20 anos por uma solução”, explicou a secretária ao responder as perguntas dos moradores.
Fonte: Sercond

Mais sobre o Privê do Lago Norte I

Hoje o Privê do Lago Norte I conta com 320 lotes residenciais, sendo que 215 já possuem edificações.
O condomínio consta no PDOT como área passível de regularização.
Desde 2004, os moradores pagam IPTU. Em 2008, a CAESB passou a fornecer água para as residências do parcelamento.
Os moradores do Privê I tem tido grande preocupação com a preservação ambiental. Por isso mesmo, uma grande área verde, de aproximadamente 32 mil metros quadrados é controlada pelos moradores, visando a preservação dos recursos naturais, da fauna e da flora.
O condomínio possui um Parque Vivencial, cuja finalidade é acolher os moradores, promovendo a integração, e o cultivo de áreas nativas do Cerrado. Periodicamente, no local, são realizadas novas plantações de espécies da flora nativa do Cerrado.
Em 2008, a área do Privê I foi separada do Privê II, que fica do outro lado da rodovia.

Revitalização da Avenida Comercial do Jardim Botânico vai sair do papel

Pequena praça em frente ao shopping da cidade

No início de 2009, técnicos da Secretaria de Habitação já anunciavam o projeto de reorganização do estacionamento da Avenida Comercial do Jardim Botânico. Em reunião com a então gerente de Desenvolvimento da Área Sudeste, no auditório da Administração Regional da cidade, moradores e síndicos puderam conhecer a proposta.
Hoje, quatro anos depois, finalmente parece que a proposta vai sair do papel e se transformar em realidade, o que irá organização o caos que impera no local.
Na última sexta-feira (05/04), o Conselho de Administração do Fundo de Desenvolvimento Urbano do DF (Fundurb) aprovou R$ 3 milhões para implementação da urbanização e paisagismo na Etapa I do Trecho Comercial do Jardim Botânico.
As obras vão contemplar o estacionamento, com ampliação do número de vagas, construção de calçadas, pequena praça em frente ao shopping da cidade, faixa elevada para pedestre, paisagismo e reestruturação viária da Avenida Comercial.

Faixa elevada para pedestre, telefones públicos, paisagismo, sinalização vão compor o novo cenário

Com o projeto aprovado e os recursos disponíveis, o Governo pode iniciar os procedimentos para licitação e contratação de empresa que irá executar a obra.
O caos que impera nas Avenida Comercial do Jardim Botânico apresenta dois grandes problemas: a falta de estacionamento, o que se traduz em carros parados e qualquer lugar, transitando até na contra-mão, e a falta de espaço para carga e descarga. “Enormes caminhões fazem descarga em qualquer lugar, atrapalhando o trânsito. Não sei como ainda não aconteceu um acidente sério por aqui. Muita gente de freqüentar o comércio daqui pela confusão que é transitar nesta avenida”, disse uma moradora.
Para a comunidade conferir:
De acordo com o projeto apresentado à comunidade, em 2009, cuja previsão era o início das obra em 60 dias – a tempo de ficar pronto para o Natal daquele ano - , o novo estacionamento vai contar com 717 vagas, sendo 162 no Pólo Verde, 25 para carga e descarga, 9 para táxi, 30 para motos e seis para portadores de necessidades especiais. Vamos aguardar para conferir.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

LEISHMANIOSE: AGIR PARA EVITAR DOR MAIOR

Diante do avanço da doença, que leva à eutanásia, no próximo sábado, equipe da Zoonoses fará exames e orientará os moradores do Jardim Botânico sobre os cuidados preventivos. Este ano, cinco animais já morreram no Condomínio Quintas Bela Vista



A leishmaniose assusta moradores de Condomínios do Jardim Botânico. Casos de cães diagnosticados com a doença se multiplicam e levam medo para a região, onde um bebê de 10 meses foi contaminado no ano passado e morreu. Não há dados oficiais de cachorros infectados pelo mosquito palha, mas é comum encontrar proprietários de animais sacrificados no bairro. No próximo sábado, a Zoonoses vai montar uma tenda em frente à Administração Regional para examinar os bichos de estimação gratuitamente e recomendar cuidados para evitar a leishmaniose. Limpar o terreno, retirar as fezes dos animais dos canis e fazer exames anuais nos cachorros são medidas que podem afastar a tão sofrida decisão pela eutanásia.

Somente no Condomínio Quintas Bela Vista, por exemplo, cinco cachorros morreram após serem picados pelo mosquito infectado pelo protozoário Leishmania chagasi nos últimos seis meses. Três deles foram sacrificados, e dois morreram em decorrência das complicações provocadas pela doença. Preocupados, os moradores do loteamento assistiram a uma palestra do veterinário da Zoonoses Laurício Monteiro há duas semanas. “Fiz contato com dois veterinários de clinicas próximas e recebi informações sobre um surto de leishmaniose aqui no bairro. Existem casos confirmados em vários Condomínios da região, e começaram a surgir cães doentes no condomínio”, conta o síndico Ênio Moreira Viotti. “Na palestra, soube que o primeiro foco da doença veio da Fercal, mas nossa região também é de risco. Estamos em uma área repleta de vegetação e de fauna silvestre. Ficamos assustados”, afirma Ênio.




RotinaNa clínica da médica veterinária Fabiana Volkweis, próxima aos Condomínios do Jardim Botânico, a leishmaniose faz parte da rotina dos atendimentos. Ela diz que, há quatro anos, quando começou a atender no local, os casos eram esporádicos, mas, hoje, são “comuns”. Ela mesma conta que se propôs a visitar Condomínios da região orientando moradores. O ideal, para veterinária, é que exista uma campanha mais forte pela Vacinação dos cães ainda filhotes. “É impossível eliminar os mosquitos. Então, vamos evitar que a doença chegue aos cães. O correto é que, aos seis meses de vida, o cão faça um teste para leishmaniose e, em caso negativo, faça a Vacinação e use a coleira ou algum outro produto repelente”, comenta.

O veterinário da Zoonoses Laurício Monteiro explica que o Jardim Botânico é, sim, uma região endêmica, onde há risco de contaminação de cães, ao lado da Fercal, Sobradinho I e II (especialmente os Condomínios), Varjão e lagos Norte e Sul. No Jardim Botânico, ano passado, houve dois casos em humanos, um deles com morte, segundo o veterinário. “Fazemos um trabalho contínuo nessas áreas de transmissão, visitando as casas e examinando os cachorros. Este ano, já passamos nas MI e ML 3 do Lago Norte e no condomínio Privê Morada Sul. Agora estamos fazendo a Fercal”, diz Monteiro.

Depois que o cachorro é diagnosticado com leishmaniose, não há tratamento recomendado pela Vigilância Ambiental do DF, nem pelo Ministério da Saúde. Os animais contaminados devem ser submetidos a eutanásia para acabar com a possibilidade de transmitir a doença para humanos. “O índice de prevalência da doença nos cães examinados na área de risco é entre 15% e 20%”, afirma o veterinário da Zoonoses. “Se o dono do animal desconfiar que ele está doente, basta levar até a Zoonoses, que fazemos os exames e a eutanásia, se for o caso, sem cobrar nada”, completa o veterinário. Em 2012, 551 cães foram sacrificados por causa da doença pela Zoonoses. Ao longo do ano, 36 pessoas tiveram leishmaniose no DF e quatro delas morreram. A Secretaria de Saúde do DF ainda não tem dados de 2013.

TratamentoApesar da recomendação de sacrificar cães infectados, muitos veterinários particulares tentam oferecer tratamentos para os cachorros doentes, que são caros e não há comprovação de eficácia. A família de Wania Alberone, moradora do condomínio Quintas Bela Vista, é exemplo disso. Na semana passada, eles se despediram da pastora Shiva, de 7 anos, com diagnóstico de leishmaniose. Foi a segunda vez que ela se viu diante de um veterinário para sacrificar um animal infectado. A primeira, há cerca de seis meses, foi com a beagle Lilica. Wania chegou a ser orientada por um veterinário a tratá-la com um Medicamento importado da Europa.

A veterinária do bairro não recomenda o tratamento. “O tratamento não cura o animal. Ele continua portando o protozoário, mesmo sem os sintoma”, diz Fabiana Volkweis.

A aposentada Regina Maria Garschagen, 60 anos, também sacrificou Titico, de 6 anos, este ano. Há dois meses, ela desconfiou de umas manchas ao redor da boca e dos olhos do cachorro e decidiu examiná-lo. O diagnóstico de leishmaniose chegou juntamente com a difícil decisão de fazer a eutanásia. “O veterinário falou que tinha um tratamento, mas era caro, mas não tinha garantia. Decidi sacrificá-lo. Foi uma decisão difícil que me quebrou, mas não queria vê-lo sofrer e fiquei com medo de deixar as crianças do condomínio doentes”, conta a aposentada que redobrou a atenção com o golden retrivier Leo, que também foi examinado e não tem a doença. “Ele usa a coleira repelente, está vacinado. E meu terreno está sempre limpo”, completa.

Fonte: Correio Braziliense, 08.04.2013

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Conselho de Meio Ambiente aprova viabilidade ambiental de Vicente Pires


 Na manhã de terça-feira (02/04), o Conselho Distrital de Meio Ambiente (CONAM) aprovou a viabilidade ambiental de Vicente Pires, o que possibilitará o licenciamento ambiental da área pelo Instituto Brasília ambiental (IBRAM).
O Estudo de Impacto Ambiental foi elaborado em 2007 e indicou a necessidade de remoção das casas construídas em áreas de risco e de Preservação Permanente (APP), com observação no novo Código Florestal.
Com a aprovação do estudo, os técnicos do IBRAM podem prosseguir com a análise técnica para a regularização ambiental, garantindo as medidas de compensação ao meio ambiente.
“Condicionaremos a licença à criação de um parque linear, que irá encapsular o córrego Vicente Pires. Desta forma, reflorestamos e criamos espaços de condições vivenciais para que a população abrace a causa ambiental e usufrua do espaço de forma harmoniosa”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão.