sexta-feira, 22 de abril de 2016

Moradores do colorado querem melhorias na iluminação


Membros da Comissão de Síndicos dos condomínios do Colorado, em Sobradinho, participaram no dia 15/04, com representantes da CEB para tratar de questões relacionadas a melhorias da iluminação da Av. São Francisco e sobre as constantes falta de energia na região.
Quanto a iluminação da avenida, a CEB ficou de efetuar um diagnóstico do que pode ser feito para melhorar a iluminação no local.

Segundo a CEB, a falta de energia foi devido a um incêndio na subestação da Fercal. Segundo a empresa, o problema está superado e a subestação da Fercal vem sendo reativada de forma gradual e planejada

PAULO SEREJO É O NOVO PRESIDENTE DO FÓRUM DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Paulo Serejo (2º da esquerda) na cerimônia de posse

Na manhã do dia 11/04, em sessão na Câmara Legislativa, tomaram posse os novos membros do Fórum Distrital de Regularização Fundiária, para o período 2016/2017. O novo presidente é o procurador Paulo Serejo, que já ocupou o cargo de coordenador do Grupar.

O presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), deputado Agaciel Maia, participou da solenidade, ao lado do desembargador do Tribunal de Justiça do DF, Carlos Divino Rodrigues, do deputado Raimundo Ribeiro, do secretário de Habitação, Thiago de Andrade, e do presidente da Terracap, Júlio César Reis. Agaciel Maia reforçou a importância econômica da regularização fundiária. “O GDF deixa de arrecadar anualmente cerca de R$ 3 bilhões sem a regularização dos imóveis”, disse durante a cerimônia, ressaltando que a regularização é boa para os moradores, mas é muito melhor para o governo”.


Para o distrital Raimundo Ribeiro, a regularização ainda não aconteceu por "pura incompetência" ao longo dos anos. 

Gim Argello decide fazer delação premiada



Gim Argello foi vice-presidente da CPI mista da Petrobras(Valter Campanto/Agência Brasil)
Por Lauro Jardim | Ele vai falar. Gim Argello já decidiu fazer um acordo de delação premiada. Os primeiros da lista que devem botar suas barbas de molho são os parlamentares que com ele comandavam a CPMI da Petrobras, de onde Argello amealhou R$ 5,3 milhões para barrar a convocação de empreiteiros.

Governo anuncia novos nomes em administrações regionais.



O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (20), quando ele também informou alterações no comando de sete administrações regionais e a criação da secretaria-adjunta de Assuntos Legislativos, vinculada à Casa Civil, sob o comando de José Flávio de Oliveira. Com isso, a pasta passa a ter quatro secretarias-adjuntas: a da Casa Civil, com Fábio Rodrigues Pereira, a de Relações Institucionais e Sociais, com Igor Tokarski, e a de Ciência, Tecnologia e Inovação, com Oskar Klingl.
No Riacho Fundo I, o vice-governador Renato Santana será interino no lugar de Antônia Edileuza Lima. No Lago Norte e no Varjão, Marcos Woortmann reassume o cargo que havia deixado em agosto de 2015 para participar de uma capacitação nos Estados Unidos. Chefe de gabinete da Administração Regional do Paranoá, Alessander Carregari Capalbo deixa o posto para se tornar administrador regional do Itapoã. O Paranoá também terá novo titular: Roberto Charles Bezerra, até então assessor parlamentar na Câmara Legislativa.
A gestão do Lago Sul e do Jardim Botânico ficará a cargo de Alessandro Paiva, que deixa o cargo na Governadoria para assumir o compromisso. Em Samambaia, a gestão ficará com Paulo Antônio da Silva, antigo chefe de gabinete. O administrador regional do Guará, André Brandão, assume interinamente o SIA.
Perfis dos novos titulares
SECRETÁRIO DE JUSTIÇA
Marcelo Lourenço Coelho de Lima
Com 42 anos, o mineiro de Belo Horizonte é especialista em formulação de políticas públicas e planejamento estratégico, negociação e gerenciamento de conflitos, tem MBA em gestão pública e responsabilidade fiscal e cursou liderança estratégica inclusiva na Catalyst University, nos Estados Unidos. Em Brasília desde 1982, foi coordenador e consultor especial do governo local para formulação do plano para assuntos da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (em 2007), diretor de marketing da Federação de Desporto Aquático do DF e consultor da Fundação Jacques Cousteau do Brasil. Atuou na Câmara Legislativa e foi subsecretário de Avaliação e Gestão da Informação da antiga Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.
ADMINISTRADORES REGIONAIS
ITAPOÃ
Alessander Carregari Capalbo
Licenciado em filosofia pela Arquidiocese de Brasília e graduado em teologia pela Faculdade Evangélica, Capalbo foi padre por 14 anos e atuou como pároco no Paranoá. Nascido em Jaboticabal (SP), mudou-se para o Distrito Federal em 1993. Aos 41 anos, exerce, desde fevereiro de 2015, o cargo de chefe de gabinete da Administração Regional do Paranoá.
LAGO NORTE E VARJÃO
Marcos Woortmann
Gaúcho de Novo Hamburgo, tem 33 anos e veio para o Distrito Federal em 1984. Desde então, morou a maior parte do tempo no Lago Norte. Em 2011, 2012 e 2015, exerceu o cargo de administrador na região. Oriundo dos movimentos sociais, Woortmann é bacharel em ciência política e mestre em direitos humanos.
LAGO SUL E JARDIM BOTÂNICO
Alessandro Fabrício Clemente Paiva
Morador do Lago Sul durante 13 anos, Paiva, de 42 anos, nasceu em Formosa (GO) e logo mudou-se para Brasília. Atuou na Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais em 2015 e, neste ano, na Governadoria. Faz parte da organização não governamental Parceiros da Escola, que reúne cerca de 5 mil jovens voluntários para reformar instituições do Distrito Federal em parceria com a iniciativa privada. Alessandro Paiva é empresário da área da construção civil.
PARANOÁ
Roberto Charles Bezerra
Nasceu e foi criado no Paranoá. Tem 40 anos e atua como produtor cultural, líder comunitário na região e vice-presidente da Associação dos Feirantes. Foi assessor parlamentar na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
SAMAMBAIA
Paulo Antônio da Silva
Natural de Martinópolis (SP), tem 45 anos. Ingressou na carreira pública em 2005, quando foi eleito vereador em Valparaíso (GO). Atuou como secretário de Governo e Comunicação Social naquele município, secretário-adjunto de Esporte no Distrito Federal e, desde 2015, como chefe de gabinete da Administração Regional de Samambaia.
SIA
André Brandão (interino)
O brasiliense de 34 anos é administrador regional do Guará e acumulará o comando das duas administrações. É formado em engenharia elétrica com ênfase em computação e tem pós-graduação em administração pública e engenharia de produção. Atuou na Câmara Legislativa, na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal e na Centrais de Abastecimento (Ceasa-DF).
SECRETÁRIO-ADJUNTO DE ASSUNTOS LEGISLATIVOS
José Flávio de Oliveira
Advogado, tem 63 anos e acumula experiência no governo do Distrito Federal como chefe da Assessoria Parlamentar de 1985 a 1990, secretário-adjunto da Casa Civil em 1990 e secretário para Assuntos Parlamentares de 1999 a 2006. Exerceu também funções de chefe de gabinete e de secretário-executivo na Câmara Legislativa, onde atuou em 2015.

VACINAÇÃO CONTRA H1N1 A PARTIR DE 30 DE ABRIL


Primeira etapa de vacinação só foi aberta para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres até 45 dias pós-parto e profissionais de saúde

 
A população do Distrito Federal deve ficar atenta ao período de vacinação contra H1N1. Embora a campanha já tenha iniciado nesta segunda-feira (18), seis grupos só serão imunizados a partir do dia 30 de abril, quando será lançada a campanha nacional. Por isso, devem aguardar até o referido período pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

 A Secretaria de Saúde reforça que a antecipação atinge apenas os públicos que apresentam maior risco de adoecer, que são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e profissionais de saúde da rede pública e privada, os quais devem ter sua saúde preservada para garantir atendimento à população.

 "Nós antecipamos a campanha em função da mudança do padrão do vírus, especificadamente, em relação a síndrome gripal e síndrome respiratória grave, já que tivemos aumento dos registros, inclusive, com casos de H1N1", disse a diretora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Cristina Segatto.


Nesta primeira etapa, o público-alvo alvo é de 295 mil pessoas, mas a meta é fazer 609 mil imunizações até o fim da campanha, em 20 de maio. Para isso, a Secretaria de Saúde abriu 89 pontos de atendimento. Confira aqui a lista.


CUIDADOS – A população que ainda será vacinada e quem não faz parte do público-alvo da campanha também pode se prevenir de outras maneiras. A principal orientação é lavar as mãos com água e sabão com regularidade, evitar o contato com pessoas doentes e deixar locais arejados. Além disso, outra dica importante é nunca colocar as mãos na frente da boca para tossir, mas o antebraço. As mãos contaminadas contribuem para a dispersão dos vírus. Lenços também devem ser descartáveis e dispensados adequadamente em lixeiras.


SITUAÇÃO - Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica e Imunização, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Cristina Segatto, houve 183 casos suspeitos da doença no Distrito Federal até o boletim epidemiológico da última sexta-feira (15). Desses, 45 foram confirmados, sendo 35 graves, e três casos evoluíram para óbito.


DOENÇA – Popularmente conhecida como gripe, a influenza pode ser transmitida por vários tipos de vírus. Os principais sintomas são febre em torno de 38 graus ou mais, dor no corpo, coriza e tosse seca. Quem apresenta esses sintomas deve aumentar a ingestão de líquido. Caso o quadro se agrave, inclusive com falta de ar, a orientação é procurar atendimento médico.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do DF

Movimento de moradores da Paranoazinho ganha força



No  dia 26/3 aconteceu mais uma reunião entre moradores e representantes do Movimento de Síndicos e Moradores da Fazenda Paranoazinho, desta vez no Jardim América, cujo principal assunto foi discutir os motivos para que os moradores não fechem acordo com a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), que nos últimos anos vem chamando os moradores para uma negociação que envolve novo pagamento dos lotes. Vale ressaltar que o principal objetivo do Movimento é garantir a qualidade de vida dos condôminos e de suas famílias, manter muros e portarias e o reconhecimento do direito de propriedade de seus terrenos.
     Maiores informações na página do Faccbook Movimento de síndicos e moradores na Fazenda Paranoazinho.
         Veja abaixo os principais pontos defendidos pelas lideranças do Movimento.


a)      O modelo de regularização que está sendo feito é de loteamento aberto (sem muros e portaria).

b)      Sem os muros e as portarias, os moradores terão perdida a qualidade de vida conquistada ao longo das últimas décadas. As famílias, em condomínios fechados, estão muito mais protegidas. Os condomínios, hoje, são uma realidade em todo o Brasil.

c)       Os moradores já pagaram uma vez pelos seus lotes. Quando a UPSA adquiriu as terras , já sabia que em parte da área havia 52 condomínios implantados. Portanto, na hora da negociação, isso foi levado em conta.

d)      Se houve pagamento para as pessoas erradas, cabe ao proprietário das terras cobrar na Justiça de quem vendeu o que não era seu.

e)    Os moradores não tem conhecimento do projeto do bairro que está sendo desenhado pela empresa.

f)    Ao assinar com a Urbanizadora, os moradores estão abrindo mão do conceito de “condomínio” e também do direito de posse pacífica e ainda das áreas verdes.

g)   As ações de usucapião preservam os interesses dos moradores e garantir a posse das áreas dos lotes e das áreas comuns, que pertencem a todos os condôminos.

h)    Nos projetos elaborados pela Urbanizadora, considera a abertura de ruas entre os condomínios e a utilização de áreas dos moradores para alargamento da avenida.

k)     Moradores querem ter acesso aos projetos feitos pela UPSA e querem ter o direito de serem ouvidos pelos órgãos públicos. O processo não pode andar sem os verdadeiros proprietários – os moradores.

POESIA - ARTISTA DA TERRA


NOTÍCIAS

. O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) aprovou, no decorrer de 2015, o projeto urbanístico de 14 parcelamentos. Entre eles estão: Dente do Mangueiral (São Sebastião), Marissol (Planaltina), Jardim dos Eucalíptos, Solar de Brasília, Ville de Montagne (Jardim Botânico), Colorado Ville, Solar de Athenas, Vivendas Colorado, Vivenda Colorado II, Jardim Europa e Europa II (Grande Colorado) eTrechos 1 e 3 de Vicente Pires. Sobradinho.


. A nova diretoria do Fórum Distrital de Regularização do DF aconteceu no início deste mês. O procurador Paulo Serejo é o novo presidente e o advogado da OAB/DF Carlos Juliano Nardes, o vice-presidente. A posse está marcada para acontecer no próximo dia 11 de abril, no plenário da Câmara Legislativa.


. No início deste mês, síndicos de condomínios do Jardim Botânico, acompanhados do presidente da AJAB, Claudemir Pita, e da deputada Telma Rufino, participaram de reunião com o vice-governador do DF, Renato Santana, quando discutiram sobre a regularização dos residenciais, os processos de licenciamentos pendentes no IBRAM e sobre o Acórdão do STF, de outubro do ano passado, sobre muros e guaritas. 


.  Foi concluído, no início deste mês, o registro do Condomínio Mansões Colorado, localizado no Setor Habitacional Grande Colorado, em Sobradinho, no Cartório de Registro de Imóveis de Sobradinho. A medida contempla 370 famílias que moram no residencial.
Diferente do que querem os moradores de condomínios, o projeto foi aprovado como parcelamento aberto, sem muros e portaria.


     A presidente Dilma Roussef sancionou no final de dezembro do ano passado, com vetos, a Lei 13.240, que autoriza a União a vender seus imóveis. Isso inclui os terrenos situados em condomínios do Distrito Federal, como os do Lago Azul, no Grande Colorado, onde os moradores aguardam há muitos anos. 
A presidente vetou o artigo que permitia o pagamento do imóvel em 120 parcelas, com sinal de 10%.

Cláudio Regis é reeleito no Vivendas Alvorada



    Os moradores do condomínio Vivendas Alvorada II, na DF-150, no Setor Canela de Ema, em Sobradinho, elegeram os membros da nova diretoria para o biênio 2016/2018.  Cláudio Regis Manfrin foi reeleito síndico.

DURANTE REUNIÃO, MORADORES DE CONDOMINIOS DO GRANDE COLORADO EXPLICAM QUE NÃO CONCORDAM EM PAGAR NOVAMENTE POR SEUS LOTES


No último dia 17, membros da Comissão Executiva do Movimento dos Moradores da Fazenda Paranoazinho, acompanhados de seus advogados, participaram de reunião com o secretário de Habitação (Segeth), Tiago Andrade, juntamente com o presidente da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), atual proprietária da área onde estão os 52 condomínios daquela região, e o administrador de Sobradinho, Divino Sales.
Na abertura do encontro, Armando Rollemberg, do Condomínio Colorado II, em nome da Comissão de moradores, mencionou que a formação do Fórum foi um importante avanço neste governo, o que ajudou na organização dos moradores, legitimando as lideranças na reivindicação de seus direitos de tratar as questões afetas aos condomínios, comércios e chácaras dos Bairros Colorado, Contagem e Boa Vista.

Nova Cobrança - Armando explicou ainda que a Comissão não concorda com a cobrança dos terrenos que está sendo feita pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), uma vez que os moradores já pagaram por seus lotes aos herdeiros do espólio de José Cândido de Souza. Ele lembrou que os moradores investiram grandes somas e recursos na infraestrutura da região, com consequente valorização para todos.
Ele deixou claro ser estranho o fato da Urbanizadora ser a única interlocutora (junto ao Governo) nas questões de regularização dos condomínios da região.

Projeto de muros e portaria - O representante do Jardim Europa II, Carlos Cardoso, enfatizou o interesse dos moradores na regularização, lembrando que é da competência do poder público o envio de Projeto de Lei à Câmara Legislativa que garanta a manutenção dos muros e guaritas, “pois este assunto é de grande relevância para a comunidade, e que irá garantir maior segurança e  qualidade de vida aos moradores”. O assunto teve o apoio da presidente da Unica.
Para o representante dos moradores, Enildo Amaral, da “maneira como está sendo conduzida a regularização, impõe a aceitação como loteamento aberto, e que este é um aspecto importante de divergência em relação às negociações com a Urbanizadora”. Antes de encerrar, ele lembrou que é preciso que os moradores tenham o direito de representatividade junto ao poder público e de acesso pleno às informações do processo de regularização.
O presidente da UPSA, Ricardo Birman, deixou claro que não é contrário as portarias e muros e que está disposto a ajudar nessa proposta, inclusive disponibilizando o corpo jurídico da empresa para analisar a questão, “mas que a empresa não tem condições de discutir a regularização que não seja no modelo permitido por lei”. Ele deixou claro que não irá “suspender o processo de regularização só porque não existe uma lei de muros e portarias”.

Usucapião - Para a advogada dos moradores, Maria Olímpia, o governo deveria suspender o processo de regularização até que os processos de ações de usucapião fossem resolvidos no judiciário. Ela citou a regularização do Mansões Colorado, enfatizando que houve um dos “maiores absurdos jurídicos, pois mesmo com a existência de ações envolvendo moradores contrários à negociação, o juiz enviou o processo ao cartório para registro”. Para a advogada, este é um processo nulo, pois está em desacordo com o rito jurídico, portanto, com ilegalidades insuperáveis, o que significa que haverá recurso em segunda instância.


Ao encerrar a reunião, o secretário da Segeth, Tiago Andrade, deixou claro que a lei de condomínios não será tratada neste fórum e não esclareceu de que maneira dará  (ou se dará) encaminhamento ao assunto. Ele concordou com a proposta de dar conhecimento aos moradores de todo projeto urbanístico da região e para tanto será realizado um evento de dois dias com os moradores para que tenham conhecimento dos projetos urbanísticos e do andamento do processo de regularização.

JORNAL DOS CONDOMÍNIOS - EDIÇÃO MAR/2016




FALTA DE TRANSPARÊNCIA DO GDF E DA URBANIZADORA PARANOAZINHO LEVA SÍNDICOS E MORADORES A SE UNIREM A FAVOR DOS CONDOMÍNIOS





A falta de transparência nas negociações entre o GDF e os atuais proprietários da antiga Fazenda Paranoazinho, a urbanizadora UPSA, sobre o destino das regiões do Grande Colorado, Contagem e Boa Vista fez surgir movimento de síndicos, presidentes de associações de moradores, chacareiros e moradores que pretende exigir o direito de opinar sobre seus projetos de regularização e manter muros e portarias. Eles não concordam em pagar novamente pelos seus terrenos e para isso, querem intensificar as ações de usucapião.

CLÍNICA OFTALMOLÓGICA DE PONTA NA ASA NORTE


JORNAL DOS CONDOMINIOS - EDIÇÃO FEV DE 2016