segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Diniz social atende 8.500 crianças de graça em todo Brasil


A Ação Social  “Diniz Social”, que aconteceu durante todo o dia de sábado (27/02) foi um sucesso.
No mutirão, cerca de 8.500 atendimentos exames oftalmológicos foram feitos de graça em 346 cidades. A doação dos óculos, na volta às aulas, ficou por conta das Óticas Diniz. Em todo o Brasil foram distribuídos 10 mil óculos.
No DF, o evento aconteceu em Ceilândia e a parceria das Óticas Diniz com o Visão Institutos proporcionou a 100 crianças que a volta às aulas seja bem melhor. "É um grande orgulho poder ajudar tantas crianças", disse a diretora das Óticas Diniz no DF, Aline Diniz.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Rompimento de rede da Caesb deixa moradores sem água no Jardim Botânico


No Jardim Botânico, cerca de 30 mil moradores dos condomínios do Jardim Botânico ficaram sem água na sexta-feira (26/02), quando a adutora da Caesb se rompeu em diversos pontos. Uma das explicações é a forte pressão da água. 
Os condomínios afetados são: Jardim Botânico III, Jardim Botânico VI, Quintas do Sol, Quintas da Colina, Itaipu, Chácaras Itaipu, Mansões Serrana, Ouro Vermelho I e II, Quatro Estações, Jardim do Lago Quadra 9, Amobb, Max Garden, Belvedere Green e Condomínio Verde.


ESCOLA SANTA RITA DE CÁSSIA - DO JARDIM AO ENSINO MÉDIO


NOTÍCIAS



. Senador Delcídio Amaral (PT) faz acordo de delação e ministro do STF manda soltá-lo.

. Senador Cristovam deixa PDT e filia-se ao PPS

. Agefis derruba mais 210 metros de cercas e alambrados na Orla do Lago.


. Raimundo Ribeiro está fora do governo. Todo grupo político ligado ao deputado distrital apresentou na quarta-feira (24/02) CARTA DE DEMISSÃO. Entre os cargos vagos, está o de administrador de Sobradinho.

A Exposição Coletores do Cerrado, do fotógrafo Bento Viana, que acontece no Jardim Botânico de Brasília, vai até o próximo domingo, 28 de fevereiro (de terça a domingo, das 9h às 17h).
São 15 fotos que retratam a colheita de produtos nativos do Cerrado, como o pequi e o buriti.
A mostra faz parte das atividades comemorativas dos 20 anos do Programa Pequenos Projetos Ecossociais, do Instituto Sociedade, População e Natureza. 

O acesso aos condomínios do Núcleo Rural Pont6e Alta, no Gama, sofreu alteração desde quarta-feira (17/02). Com a mudança, o viaduto passou a funcionar apenas como retorno. Segundo o DER, o acesso aos condomínios passou a ser feito pela via marginal, que foi concluída recentemente.


Eleição agita fim de semana no Jardim América


José Roque, Edméia Porto e Jephte Maia (membros do Conselho Fiscal. Na sequência, o síndico Nelson Celestino e o subsíndico José Ramos


Nelson Celestino e José Ramos são reeleitos pela Chapa 1 como síndico e subsíndico do condomínio Jardim América, em Sobradinho.
As eleições aconteceram no sábado (27/02) e marca o início de mais uma etapa no trabalho que vem sendo realizado no Jardim América.
A diretoria eleita para o mandato 2016/2018 são: Nelson Celestino (síndico), José Ramos (subsíndico) e trêees membros para o conselho fiscal: José Roque, Edmeia Porto e Jephte Maia.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

GOVERNADOR ROLLEMBERG ANUNCIOU CRIAÇÃO DE SECRETARIA ESPECÍFICA PARA FAZER INTERLOCUÇÃO COM AS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS


O anúncio da criação de uma secretaria que fará a interlocução entre as administrações regionais foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg na tarde do sábado (20/02), em reunião na Residência Oficial de Águas Claras, onde administradores participaram de reunião para apresentar suas demandas e debater as responsabilidades e expectativas do governo em cada cidade.
O chefe do Executivo orientou que os administradores se unam em um conselho consultivo e apresentem um modelo de organização e de regimento interno para as administrações, como medida para uma reestruturação que atenda as necessidades das comunidades.

Os administradores apresentaram várias demandas ao Governo, entre elas equipamentos próprios para pequenos reparos, mais autonomia administrativa e maior alinhamento com outros órgãos do governo. 


SENADOR REGUFE QUER QUE PARLAMENTARES QUE VÃO ASSUMIR CARGO NO EXECUTIVO RENUNCIEM A MANDATO




O parlamentar que for assumir um cargo no Poder Executivo deve renunciar ao mandato de parlamentar. Essa foi a defesa feita pelo senador Regufe a proposta de emenda à Constituição. Para ele, o objetivo é evitar casos como o do deputado federal Marcelo Castro, ministro da Saúde, que reassumiu seu mandato apenas para votar no candidato apoiado pelo governo na eleição para líder do PMDB na Câmara dos Deputados. 

MUDANÇAS NO VIADUTO DE ACESSO AOS CONDOMÍNIOS DO GAMA






O acesso aos condomínios do Núcleo Rural Ponte Alta, no Gama, sofreu alteração desde quarta-feira (17/02). Com a mudança, o viaduto passou a funcionar apenas como retorno. Segundo o DER, o acesso aos condomínios passou a ser feito pela via marginal, que foi concluída recentemente. 

AUDIÊNCIA PÚBLICA VAI DEFINIR PARÂMETROS URBANÍSTICOS PARA ÁREA INDUSTRIAL DE SOBRADINHO



No próximo dia 4 de março, moradores de Sobradinho vão poder participar de audiência pública que vai discutir os parâmetros urbanísticos para a área do Setor Industrial (Rua G, Área Especial para Indústria 1). Trata-se de um terreno de 10 mil metros quadrados sem padrões urbanísticos definidos no PDL da cidade. O projeto de lei que será submetido à comunidade vai estabelecer os limites e regularizar as edificações existentes.


O encontro será das 9h às 12h, na sede da Secretaria de Habitação, no SCS.  

MORADORES DOS CONDOMÍNIOS DO GRANDE COLORAO VÃO RECEBER REDE DE ESGOTO


A CAESB vai iniciar, nos condomínios do Grande Colorado, a implantação da rede de esgotamento sanitário.   Na verdade, toda a região que vai do Grande Colorado a Sobradinho, cuja população é de cerca de 46 mil pessoas, será atendida.
A Estação de Tratamento de Esgotos de Sobradinho está passando por ampliações e receberá todo o efluente gerado nessa região do Grande Colorado.
A obra será executada em etapas. A previsão é que 50% esteja concluída até o final deste ano. O condomínio RK e aqueles situados no Setor Habitacional Boa Vista estão na primeira etapa do projeto. A segunda engloba os condomínios do Setor Contagem e na terceira e quarta etapas estão dos condomínios do Grande Colorado. 

O total de investimentos é na ordem de R$ 28 milhões.

COLHEITA DE FRUTOS DO CERRADO EM EXPOSIÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO




A Exposição Coletores do Cerrado, do fotógrafo Bento Viana, que acontece no Jardim Botânico de Brasília, vai até o próximo domingo, 28 de fevereiro (de terça a domingo, das 9h às 17h).
São 15 fotos que retratam a colheita de produtos nativos do Cerrado, como o pequi e o buriti.

A mostra faz parte das atividades comemorativas dos 20 anos do Programa Pequenos Projetos Ecossociais, do Instituto Sociedade, População e Natureza. 

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mais uma derrubada. Desta vez no Privê do Lago Norte II

Liminar que impedia a derrubada. 

No Condomínio Privê do Lago Norte II, onde existem 53 casas construídas e os moradores aguardam há mais de 26 anos por um processo de reconhecimento que tramita na Justiça, a Agefis, na tarde desta quarta-feira (17/02) agiu mais uma vez de forma impiedosa, colocando no chão uma casa e deixando a família (pai, mãe e filho) com os móveis encostados nos escombros.
Ali, os moradores pagam IPTU desde 2006 e a área tem água encanada e luz elétrica.  

Uma liminar expedida pela Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça impedia a derrubada, mas, agentes da Agefis, mesmo tendo conhecimento, não aguardaram a chegada do advogado dos moradores, Valdir Miranda, que estava de posse do documento, e colocou a casa ao chão. Verdadeira arbitrariedade.

Lideranças do Movimento da Fazenda Paranoazinho fazem panfletagem para conscientizar moradores contra ações da UPSA




Diversas lideranças de condomínio fizeram um grande mutirão na tarde de ontem, quinta-feira (18/02) de distribuição de panfletos, em frente ao condomínio Jardim América e Alvorada I, na DF-425, em Sobradinho, e na manhã de hoje, sexta-feira, em frente ao condomínio Ipanema, conscientizando os moradores sobre as negociações proposta pela Urbanizadora Paranoazinho e os moldes de regularização proposto pela empresa.
“Nosso movimento está consistente e crescente. Fica cada dia mais claro que existia uma demanda por representatividade dos moradores de condomínios. Agora, quem nos representa somos nós mesmos”, comentou uma das lideranças do movimento.


De acordo com representantes do movimento, “todos são proprietários de boa-fé e possuem a posse de seus imóveis há mais de 25 anos. Na época, a venda dos terrenos contou com a aquiescência formal dos herdeiros e inventariante do espólio de José Cândido de Souza, antigo proprietário da fazenda. Assim sendo, não temos motivo para pagar novamente à Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), empresa que adquiriu os direitos dos herdeiros recentemente”, explicou o movimento em uma carta aberta.
Segundo síndicos, para assegurar o direito de propriedade, muitos moradores já entraram na Justiça com o reconhecimento da usucapião.


Na carta, o movimento entende que a UPSA não deveria estar assediando os moradores na tentativa que eles paguem novamente por seus lotes e solicitam, ainda, que abram processo de reconhecimento do seu direito à usucapião.



Maiores informações na página do Facebook:

Movimento de síndicos e moradores na Fazenda Paranoazinho - MSMFP

COMBATE AO AEDES: 40% dos imóveis já foram vistoriados

COMBATE AO AEDES: 40% dos imóveis já foram vistoriados
Mais de 27,4 milhões de domicílios, prédios públicos, comerciais e industriais foram percorridos pelas equipes formadas por agentes comunitários de saúde, de controle de endemias e militares
Agentes comunitários de saúde e de controle de endemias, com a participação de militares das Forças Armadas, já vistoriaram 40,9% dos imóveis do país para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O novo balanço da Sala Nacional de Coordenação e Controle (SNCC) de Enfrentamento à Microcefalia aponta que até às 16h da última quarta-feira (17/2), 27,4 milhões de domicílios e prédios públicos, comerciais e industriais receberam equipes para identificação de focos e orientação aos moradores sobre medidas de prevenção ao vetor. O número representa um aumento de 15% na comparação com o último balanço, divulgado na sexta-feira 12/2, que apontava 23,8 milhões de visitas.

Mais de 80% dos municípios já iniciaram os mutirões. Ao todo, 4.462 dos 5.570 municípios previstos, em todos os estados, notificaram as visitas por meio do Sistema Informatizado de Monitoramento da Presidência da República (SIM-PR). Foram 3,5 milhões de visitas a mais em menos de uma semana.

“A cada semana, o engajamento de agentes comunitários de saúde, de controle de endemias e de militares reflete no aumento dos registros de imóveis visitados, por cada estado. Isso significa uma maior conscientização da população sobre as ações de prevenção às infecções causadas pelo Aedes, e, também, a eliminação de focos do mosquito, no momento da vistoria”, destaca o coordenador da Sala Nacional, do Ministério da Saúde, Marcus Quito.

A Região Nordeste ocupa as três primeiras posições dos estados com maior cobertura das visitas. A Paraíba continua em primeiro lugar, com 90,5% dos imóveis trabalhados. Já foram visitados 1 milhão dos 1,1 milhão dos imóveis estimados. O Piauí segue na segunda colocação, com 81,4% de alcance pela força tarefa, ou seja, 685,6 mil imóveis alcançados do total de 841,9 mil. Sergipe é o seguinte no ranking: já vistoriou 75,5%, 462 mil de 611,3 mil estabelecimentos.

Em números absolutos, a Região Sudeste continua com a liderança, mantendo Minas Gerais como o estado com mais domicílios e prédios já percorridos. Foram 4,86 milhões (67,7% do total), um acréscimo de 185,3 mil unidades. São Paulo vem logo atrás, com 4,3 milhões (26,3%), seguido do Rio de Janeiro, com 3,44 milhões (51,2%).

Durante as visitas, foram identificados 984,3 mil imóveis com focos do mosquito, o que representa 3,77% do total de visitados. A meta é reduzir esse índice de infestação para menos de 1% de imóveis com foco. A Sala Nacional contabilizou a recusa de acesso a 91,6 mil imóveis, além de 6,1 milhões de domicílios fechados.

MOBILIZAÇÃO - A melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, o governo federal convocou um esforço nacional para que todas as casas do país sejam visitadas para eliminação dos criadouros. As visitas domiciliares são essenciais para o combate ao vetor. No contato constante com a população, os agentes de saúde desenvolvem ações com os moradores, relativas aos cuidados permanentes para evitar depósitos de água nas residências.

Desde dezembro, mais de 300 mil agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e militares reforçam o combate ao Aedes aegypti nas residências. Diversas ações foram organizadas para o enfrentamento ao vetor. Desde o dia 13/2, as equipes de saúde contam com apoio de militares para as ações de eliminação dos focos do mosquito.

Vale lembrar que, desde o dia 1º, o Governo Federal autoriza a entrada forçada de agentes públicos de combate ao Aedes em imóveis públicos ou particulares que estejam abandonados, ou em locais com potencial existência de focos, no caso de ausência de pessoa que possa permitir o acesso ao local. Para ficar comprovada a ausência de quem autorize a vistoria, é necessário que o agente realize duas notificações prévias, em dias e horários alternados e marcados, num intervalo de dez dias.

SALA DE SITUAÇÃO - O Governo Federal instalou a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Aedes aegypti e para o Enfrentamento à Microcefalia para gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito. A sala faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, em resposta à declaração Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional.

A estratégia do governo federal é intensificar a mobilização nos diversos setores da sociedade. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a Sala Nacional é composta pelos ministérios da Integração, da Defesa, do Desenvolvimento Social, da Educação e da Secretaria de Governo da Presidência da República, além de outros órgãos convidados. Todos os estados e o Distrito Federal instalaram suas salas de situação e estão desenvolvendo ações de mobilização e combate ao mosquito.

MICROCEFALIA – O último boletim, divulgado em 17/2, aponta que Ministério e estados investigam 3.935 casos suspeitos de microcefalia em todo o país. Desse total, 60,1% dos casos (3.174) foram notificados em 2015 e 39,9% (2.106) no ano de 2016.  Além disso, 508 casos tiveram confirmação de microcefalia e/ou outras alterações do sistema nervoso central, e 837 foram descartados por apresentarem exames normais, ou apresentarem microcefalias e/ou alterações no sistema nervoso central por causas não infeciosas. Desde o início das investigações, em 22 de outubro passado, 5.280 casos foram notificados como suspeitos da doença em recém-nascidos.

 
UF
Total de imóveis
Municípios com visitas
Total de imóveis visitados
% de imóveis visitados
Total de imóveis fechados e recusados
Total
67.097.881
4.462
27.444.575
40,90%
6.264.191
PB
1.177.843
220
1.066.195
90,52%
203.445
PI
841.957
218
685.637
81,43%
57.429
SE
611.386
73
462.022
75,57%
127.843
AP
193.300
11
132.365
68,48%
9.366
MG
7.189.307
831
4.869.123
67,73%
1.057.910
MS
892.480
65
585.351
65,59%
106.299
RO
474.400
52
311.046
65,57%
22.744
CE
2.495.573
183
1.450.369
58,12%
107.837
DF
930.622
1
523.818
56,29%
59.643
PE
2.833.053
119
1.526.914
53,90%
372.251
RJ
6.738.009
89
3.449.608
51,20%
755.187
MT
1.047.747
124
515.498
49,20%
44.961
RN
1.030.466
166
506.268
49,13%
113.775
MA
1.477.966
171
692.011
46,82%
56.231
BA
4.440.393
368
1.953.197
43,99%
434.096
TO
447.460
53
194.359
43,44%
44.251
AM
886.361
50
366.354
41,33%
13.796
GO
2.343.397
245
952.223
40,63%
298.449
ES
1.348.991
68
509.667
37,78%
165.921
AL
890.930
99
331.437
37,20%
74.992
PA
1.840.433
105
614.023
33,36%
130.207
AC
213.679
11
66.155
30,96%
5.621
RR
135.171
14
39.921
29,53%
8.794
SP
16.328.957
598
4.303.381
26,35%
1.733.957
PR
3.734.729
328
968.200
25,92%
168.932
SC
2.416.910
28
220.451
9,12%
59.094
RS
4.136.361
172
148.982
3,60%
31.160

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

21 DE FEVEREIRO: FIM DO HORÁRIO DE VERÃO



Acaba no próximo domingo (21/02) o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. 
Quem costuma sofrer com as alterações no horário devem começar a se preparar para não sentir tanto os efeitos da mudança.