quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Tribunal Regional do DF inicia preparação das urnas para as eleições

 O Tribunal Regional do Distrito Federal (TRE-DF) iniciou a preparação das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições. A expectativa do TRE-DF é lacrar mil urnas por dia, sendo que no total são 6.748 equipamentos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 4 mil urnas foram adaptadas com braile este ano.




Concluído o registro do Condomínio Solar de Athenas


        

 O Condomínio Solar de Athenas, no Grande Colorado, em Sobradinho, teve seu registro efetivado em cartório - no 7º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, em Sobradinho e agora os moradores vão receber as escrituras de seus terrenos. 

         O projeto urbanístico do Solar de Athenas foi aprovado e o decreto publicado no Diário Oficial em 2015.

História do Solar

Foi um dos primeiros condomínios do Distrito Federal e Janary de Moraes logo ficou à frente do residencial para dar o pontapé inicial do que se transformaria o Solar de Athenas. Primeiro veio a portaria no estilo grego, considerada na época uma das mais bonitas. A Praça do Sol, com uma bonita área de lazer, coreto, parque infantil, PEC e um espaço para as festas.

Tempos depois, ali na praça foi erguido um totem que presta homenagem ao saudoso síndico Janary, responsável por muitas ideias implantadas no condomínio.



Aos poucos foi chegando a luz, a água, o asfalto, o telefone, o transporte público, tudo com muita luta e garra, implantado pelos moradores. ‘‘Em 1997, nem orelhão existia’’, lembrou Janary Moraes, presidente da Federação dos Condomínios Horizontais do Distrito Federal, em uma de suas entrevistas. No início, a comunicação dos condôminos se resumia aos poucos aparelhos celulares.

A Federação dos Condomínios (Facho) e a Associação dos Moradores do Grande Colorado (AMGC) foram entidades que Janary de Moraes ajudou a fundar e que guardam grandes histórias de lutas do início dos condomínios. 

Corrupção: na China não tem perdão. Ex-ministro é condenado à prisão perpétua por corrupção

 Fu Zhenghua, 67 anos, ex-ministro da Justiça da China foi condenado a morte por corrupção e, conforme anunciou esta semana o tribunal chinês, com uma pena suspensa que será comutada para prisão perpétua por ter colaborado com as investigações em outros casos.

Ele começou sua carreira como inspetor em Pequim e chegou a ser uma das personalidades políticas mais importantes do País. O Tribunal Popular de Changchun condenou o ex-ministro por aceitar subornos e violar a lei em seu interesse pessoal.

POLICIA PRENDE ASSASINOS DE EMPRESÁRIO DO GRANDE COLORADO

 Os assassinos do empresário Silvio Ronaldo, morto no final de agosto quando saia de sua casa onde morava em um condomínio do Grande Colorado, foram presos pela Polícia Civil.

Os pertences do empresário foram roubados e ele foi executado com tiros dentro de casa.

A Polícia identificou e prendeu todos os envolvidos, no total são cinco, com extensa ficha criminal.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Duas novas pontes para a região Norte do DF

 


O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, em entrevista à rádio BandNews, na quinta-feira, dia 8, afirmou que se for reeleito vai construir duas novas pontes na saída Norte, uma delas com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. As pontes vão facilitar a vida de quem mora em Sobradinho, Planaltina, entorno e condomínios da região.

Ibaneis explicou que as obras serão uma parceria público-privada: o governo cede o terreno na região do Taquari e as empresas construtoras ficam responsáveis pelas obras que incluem além das pontes, as vias de ligação do Lago Norte a Sobradinho.

A quarta ponte já está prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) e vai ligar a L4 Norte a região norte, aumentando a capacidade de mobilidade.

De acordo com o governador, o projeto da obra já está pronto e a obra já está sendo construída com a sociedade.