sexta-feira, 10 de março de 2023

Setor Tororó ganha Estudo Territorial Urbanístico

 

O Estudo Territorial Urbanístico do Setor Habitacional Tororó dividiu a região em três zonas e uma área de proteção permanente 

 Com o objetivo de atualizar os parâmetros urbanísticos do Setor Habitacional Tororó (SHTo), no Jardim Botânico, a Secretaria de Habitação (Seduh) elaborou a Portaria 20/2023 que aprova o Estudo Territorial Urbanístico (ETU) da região. O documento foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quinta-feira (02.03).

O Estudo Territorial Urbanístico permite que sejam elaboradas as diretrizes urbanísticas necessárias para a regularização da área e a elaboração de projetos de parcelamento urbano, além da emissão das licenças de funcionamento dos comércios, por exemplo. Também indica o sistema viário principal do setor, definindo as vias de atividades e de circulação.

O Setor Habitacional Tororó é uma área particular com 1.273,77 hectares, o equivalente a mais de 1,2 mil campos de futebol. A região é ocupada por condomínios, chácaras e propriedades rurais. Atualmente, a rodovia DF-140 concentra o comércio e a oferta de serviços locais.

O estudo dividiu o setor em três zonas e uma área de proteção permanente (APP). Foram consideradas as características ambientais e urbanísticas da região, assim como as relações entre as áreas ocupadas, as que são ambientalmente protegidas e os núcleos urbanos vizinhos à região.

“O ETU foi elaborado para adequar as diretrizes e parâmetros urbanísticos estabelecidos para o Setor Habitacional Tororó à legislação vigente e aos estudos ambientais recentes”, explica a subsecretária de Desenvolvimento das Cidades da Seduh, Andrea Mendonça.

Para o administrador regional do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, o Estudo Territorial Urbanístico será um passo importante para fortalecer o comércio local. “O ETU vem para dar mais segurança jurídica para a população e para a própria administração pública, porque é mais uma solução que facilita a abertura dos comércios. Temos incentivado essa abertura naquela região, porque é um ponto de forte fluxo entre o DF, o Goiás e até Unaí”, avalia Cardoso.

terça-feira, 7 de março de 2023

Vai começar a 8ª Festa da Goiaba em Brazlândia

 


      Começou na sexta-feira (03.03), a 8ª Feira da Goiaba em Brazlândia. O evento, que já é tradição na cidade, será realizado na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag) em dois finais de semana. Nos dias 3, 4, 5 e 10, 11 e 12 deste mês. Aos sábados e domingos, as atividades serão entre as 10h e 22h e os shows vão até as 2h. O evento é gratuito e vai contar com diversas atrações como competições esportivas, shows musicais e a venda de diversos produtos feitos com a fruta.

      Brazlândia é responsável pela maior parte da produção de goiaba no Distrito Federal – pouco mais de 90% do cultivo da fruta -, o que torna a cidade palco propício para esse evento. O intuito da festa é incentivar o comércio e promover o consumo.

       O Empório da Goiaba será um espaço destinado a uma grande variedade de produtos derivados da fruta. Com mais de 20 estandes, será possível encontrar tortas, bolos, geleias, doces, licores e muitos mais.

segunda-feira, 6 de março de 2023

Luminárias de LED na BR-020

 As atuais luminárias de vapor de sódio estão sendo substituídas por modelos LED no trecho entre o Balão do Colorado e a divisa com Planaltina. O investimento é de mais de R$ 860 mil.

  

   A CEB Ipes deu início a mais uma etapa do programa de eficiência energética LUZ QUE PROTEGE. Agora é a vez do trecho da BR-020 ente o Balão do Colorado e a divisão com Planaltina, uma das vias mais movimentadas da área norte do DF.

    No total, serão 610 luminárias de alta potência (280 W) instaladas nos postes de 16 m do canteiro central da via. Para a execução dessa etapa do programa, foram investidos R$ 864.150,82, disponibilizados pela Secretaria de Obras. Os valores são originários da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). 

   “Uma iluminação mais potente comprovadamente diminui a incidência de acidentes, e a nossa expectativa é que tal mudança positiva seja observada nesse trecho da BR, sem mencionar que a iluminação LED vai deixar esse acesso de Brasília muito mais bonito”, disse o presidente da CEB, Edson Garcia.