segunda-feira, 23 de maio de 2011

ACONTECEU

ADMINISTRADORES REGIONAIS ELEITOS PELO POVO

No Senado, o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) defendeu em Plenário, na sexta-feira (21/05) a proposta que prevê que os administradores regionais do Distrito Federal sejam eleitos pela população e não mais escolhidos pelo governador, como acontece hoje.

COMEÇAM OS ARRAIÁS

Está na hora de se preparar para os arraias juninos. Hoje de colocar o chapéu, as botas, os vestidos caipiras, pois está aberta a temporada das festas juninas, que todos os anos movimentam a população do DF, pois as festas estão por todos os lados: condomínios, igrejas, escolas, clubes... E todas regadas com muitos shows, barraquinhas, brincadeiras, fogueira, quadrilhas, comida e bebidas típicas. (ver sites e calendário das festas nos condomínios).

Churrasquinhos, bolos, caldos, canjica, tapioca, cachorro quente, baião de dois e muito mais no variado cardápio das festas juninas. É se preparar e curtir muito.

Confira as datas de algumas festas:

Confira as datas de algumas festas:
. Condomínio Quintas do Sol –
. Condomínio Serra Azul –
. Condomínio Mônaco –
. Festa do Minas Tênis Clube –
. Festa do Iate Clube –
. Arraiá do Dotô
. Universidade Católica
. Festa da Asbac, dia 11 de junho, com quadrilha e shows com Trio Siridó, só pra Xamegar, Bruno e Matheus e DJ Joãozinho Chapéu de Couro.
, dia 3 de junho, em Taguatinga, com quadrilha e show com a banda Bicho do Pé.
, no Clube do Médico, dia 11 de junho com a banda Myrla Muniz.
dias 2, 3 e 4, com shows com Rick e Rangel, Rafael Barreto e Rastapé.
dias 3 e 4 de junho, com fogueira e show pirotécnico.
dias 08 e 09 de julho, na área de lazer.
4a. Festa do Sargento Altair, dias 01 e 02 de julho.
dias 10 e 11 de junho, na área de lazer.
PARQUE DA CIDADE
Acabou a farra no Parque da cidade. A partir de agora, ele estará fechado da meia-noite até às 5h.

MOBILIDADE URBANA
A Câmara Legislativa discutiu em audiência pública o transporte público no DF. A iniciativa foi do deputado Evandro Garla.
Entre as mudanças previstas no Plano diretor de Transporte urbano (PDTU), aprovado em abril, estão a criação de corredores exclusivos para ônibus, construção de terminais, ciclovias, conclusão da Linha Verde, calçadas, integração do metrô com o transporte coletivo e a bilhetagem eletrônica.
Para a Asa Norte, estão previstas quatro estações do metrô. “O governo deve estimular a população a deixar o automóvel em casa, mas para isso tem que dar condições para que o cidadão se locomova em segurança e eficácia”, disse o parlamentar.

FILA ZERO
O Projeto de Lei 184, que tramita na Câmara Federal, institui o programa “Fila Zero” para os pacientes que necessitam de tratamento de raio e quimioterapia e para isso os hospitais públicos e clínicas conveniadas ao SUS deverão oferecer aos pacientes, em até 72 horas após a consulta, tratamentos de radio e quimioterapia, além do exame de ressonância magnética.

SEGUNDA SEM CARNE
“Dia da Segunda Sem Carne”. Esse é o título do projeto de lei da deputado Eliana Pedrosa (DEM), que institui no calendário oficial do DF a data, que deve ser comemorada na primeira segunda-feira de outubro e tem o objetivo de conscientizar as pessoas a respeito dos impactos do uso da carne na alimentação. O PL já foi aprovado na comissão de Assuntos Sociais (CAS).

IPTU
Este ano, os valores do Imposto predial e Territorial urbano (IPTU) dos imóveis subiram até 300%. No entanto, segundo a secretaria de Fazenda, o cálculo do imposto foi feito a partir da mesma Pauta de Valores Imobiliários de 2010 (valor do terreno e valor do metro quadrado de construção dos imóveis), uma vez que o Projeto de lei do IPTU não foi sancionado até 31.12.2010, conforme prevê a lei.
A deputada Eliana Pedrosa comprou a briga e questionou os reajustes aplicados nos carnês do IPTU. Ela fez uma representação no Tribunal de Constas pedindo que a cobrança seja suspensa nos casos de reajustes indevidos. Segundo a parlamentar, tem aumento que chegou a 300%. Ela fez uma representação questionando os reajustes aplicados junto ao Ministério Público.
No DF, cerca de 280 mil imóveis tiveram os valores alterados em relação ao ano de 2010. Agora, é esperar para ver como é que fica.

27ª. EXPOSIÇÃO AGROEPCUÁRIA DE SOBRADINHO
Aconteceu, no Estádio Augustinho Lima, de 6 a 8 de maio, a 27ª. Exposição Agropecuária de Sobradinho. A festa reuniu cerca de 80 mil pessoas, que foram prestigiar as comidas típicas, apresentações musicais, exposição de animais e de artesanato.
Ainda no mês de aniversário da cidade, que no dia 13 completou 51 anos, os moradores puderam prestigiar a seleção do Flamengo de 1981, que no domingo (22/05) confrontou a Seleção de Sobradinho. O evento, patrocinado pelas Óticas Diniz e Depósito Rezende, celebrou os 25 anos do bicampeonato (85/86) da equipe candanga. “Pena que faltou divulgação, como sempre acontece. Um evento desses merecia mais divulgação e a administração não se preocupa muito com isso”, comentou um morador e flamenguista da quadra 2, que só tomou conhecimento do jogo, na hora do jogo.

CPI DO PRO-DF
O Executivo não conseguiu colocar sob controle a comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pró-DF. Na tarde de 17/05, a deputada Eliana Pedrosa (DEM) foi eleita presidente e o deputado Olair Francisco (PT do B), vice-presidente. Os deputados Israel Batista e Chico Leite, que disputavam os cargos, não gostaram do resultado e oficializaram sua saída da Comissão.
Antes da votação, o secretário de Justiça do DF, deputado Alírio neto, passeou pela Câmara, esteve no plenário e conversou com os deputados. Conta-se por aí, que Alírio teria sido beneficiado de forma irregular com lote do Pró-DF, tendo sido contemplado com um terreno de três mil metros quadrados avaliado em R$ 800 mil. O Tribunal de Contas e o Ministério Público investigam o benefício.
A CPI irá investigar um suposto esquema de cobrança de propina em troca de liberação de lotes para empresas.

OUTRAS CPIs
Mais duas CPIs estão instaladas na câmara legislativa: da Saúde e do DFTRANS. Com relação á saúde, a investigação será sobre o período de gestão da Secretaria de Saúde de 2007 a 2011, na época de Arruda, e deverão ser investigados: a terceirização do hospital de Santa Maria, utilização de UTIs privadas e a contratação de concursados. A CPI do DFTrans vai averiguar as denúncias que recaem sobre a secretaria de Transportes e o DFTrans, sobre desvio de recursos, superfaturamento, ausência de licitação, tráfico de influência e outros crimes.

PRÊMIOS
A Associação Comercial e Industrial do Paranoá, comandada pelo João do Violão, promoveu o evento Prêmio Destaque Empresarial 2011. Essa foi a quinta edição e aconteceu na noite de quinta-feira (28/04) e homenageou 34 empresários da cidade do Paranoá. Um dos homenageados da noite foi o Jornal das Cidades, que circula na região desde 2003. José Rodrigues Alves, diretor presidente, esteve presente à festa para receber o prêmio.
Por falar em prêmio, Rodrigues também esteve presente no evento cultural “Brasília Poesia em Cores, representando o Grupo Media One Comunicação, para receber o troféu “personalidade de Brasília”. O grupo edita quatro veículos: o Jornal das Cidades, Tribuna do Lago Sul, Tribuna do Lago Norte e Tribuna de São Sebastião. Nossos parabéns.

DO AEROPORTO PARA O PLANO PILOTO
Depois de vários anos de discussões, finalmente entrou em circulação o ônibus executivo, ligando o aeroporto à região central de Brasil. Quem precisar, pode utilizar o novo transporte das 6h30 às 23h, diariamente. Essa é uma antiga reivindicação dos moradores do DF

VOTOS SÃO DO DEPUTADO BENÍCIO
Acabou a dúvida: TRE decide que os votos do deputado Benício Tavares (PMDB) não serão anulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário