segunda-feira, 23 de maio de 2011

CÃMARA DISCUTE TRANSPORTE ALTERNATIVO

O transporte público do DF está próximo do caos. Faltam ônibus e os que circulam estão em estado precário. Esse e outros assuntos, como a forma como as vans foram proibidas de circularem, foram discutidos na audiência pública na Câmara, que reuniu um dos maiores públicos já presentes na Casa.



     A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na noite de hoje (18/05) Audiência Pública para discutir o transporte Alternativo no DF – uma das opções para a melhoria do transporte público – proposta pelo deputado Agaciel Maia.
     O evento aconteceu no plenário da Câmara, a partir das 19h, onde estiveram presentes o diretor técnico do DFTrans, Lúcio Lima, o promotor de Justiça, especialista em transportes, Raimundo Pereira, o conselheiro do Tribunal de Contas e ex-deputado, Renato Rainha, o coordenador de Assuntos Legislativos, Wilmar Lacerda, e diversos permissionários, que lotaram o plenário e a galeria.
     O deputado Agaciel Maia lembrou, em seu discurso, que os horários não são cumpridos e os ônibus estão sempre superlotados. “Esses são apenas pequenos detalhes do enorme problema que aflige diariamente milhares de pessoas, que passam horas para se locomoverem, para chegar ao local de trabalho e, no final do dia, para retornarem para suas casas” disse o parlamentar.
     Agaciel lembrou que há pouco tempo atrás, o Governo anterior acabou com o transporte alternativo feito pelas Vans. “Essa é uma lacuna que ficou e que a população ainda discute. Uns favoráveis, outros contrários. Mas, o mais grave é que os permissionários foram iludidos, porque o governo, que acabou com as vans, foi o mesmo que prometeu, durante a campanha, a manutenção e ampliação do Sistema”.
     Durante a audiência, o deputado Agaciel lembrou que o Sindicato dos Permissionários já apresentou propostas de renovação do transporte alternativo, desde a aquisição de veículos novos e mais modernos (como microônibus), até a maior capacitação de motoristas e cobradores, com cursos de língua estrangeira, especialmente o inglês, já que em breve Brasília sediará a Copa de Futebol e as Olimpíadas, quando estará recebendo diversos turistas estrangeiros.
     Durante a audiência pública, os presentes prestaram homenagem aqueles permissionários que já morreram, com um minuto de silêncio, após o deputado Agaciel Maia ler, um a um, o nome dos homenageados e o número das permissões.
     O conselheiro Renato Rainha foi bastante enfático ao afirmar que o governo tem que acabar com o oligopólio das empresas, que há anos dominam o DF. “Essa é uma situação que precisa ser enfrentada sem medo”, disse, explicando que as linhas rentáveis da TCB foram entregues a duas empresas, sem licitação, gerando enormes prejuízos ao GDF.
     A audiência pública contou também com a participação dos deputados Olair Francisco e Cláudio Abrantes, que foram enfáticos em defender a categoria e parabenizar o deputado Agaciel pela iniciativa e coragem.
     Durante seu discurso, o coordenador de Assuntos Legislativos do GDF, Wilmar Lacerda, disse que o “transporte coletivo será retirado das mãos dos empresários. O sistema vai retornar para o governo, assim como foi feito com a Fácil”. Ele aproveitou para lembrar que o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do DF (PDTU) foi aprovado, recentemente, na Câmara, “graças, especialmente, ao empenho do deputado Agaciel. Nesse plano, que já é lei, entra o STPA. Vamos ter metrô, VLT, VLP, microônibus, vans, tudo integrado. Inclusive para o entorno”.
     O evento foi encerrado com a participação do representante dos 195 aprovados no concurso do DFTrans, em 2008, Júnior, que pediu apoio ao deputado Agaciel Maia para que o órgão agilisse a contratação dos aprovados, e do presidente do sindicato dos permissionários, Esdo Gomes, que parabeniziou a proposta do deputado Agaciel e sugeriu que o assunto seja encaminhado ao governador Agnelo e o Executivo envie um projeto de lei para a Câmara, permitindo o retorno do transporte alternativo. “Temos um compromisso de campanha do governador de estudar todo o assunto”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário