quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Licenciamento anual do seu veículo

 

Calendário foi publicado no Diário Oficial do DF e as datas seguem cronograma de vencimento da primeira parcela ou cota única do IPVA

O Detran divulgou Portaria que traz as datas de vencimento da taxa de licenciamento anual dos veículos registrados no DF.

As datas seguem cronograma de vencimento da primeira parcela ou cota única do IPVA, escalonado pelo final da placa.

Para o pagamento do IPVA e licenciamento, o pagamento começa em fevereiro. Confira:

→ Placa final 1 ou 2: vencimento em 13/2/2023
→ Placa final 3 ou 4: vencimento em 14/2/2023
→ Placa final 5 ou 6: vencimento em 15/2/2023
→ Placa final 7 ou 8: vencimento em 16/2/2023
→ Placa final 9 ou 0: vencimento em 17/2/2023.

 

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Pets com coleira e guia agora podem ser levados em ônibus e metrô

 




O governador Ibaneis Rocha sancionou lei que autoriza o transporte de animais domésticos de até 12 quilos, utilizando coleira e guia, nos veículos de transporte público coletivo do Distrito Federal. A partir de agora, não será mais necessário o uso de caixas para o transporte dos animais.

De acordo com a lei, publicada no Diário Oficial, o tutor fica responsável por garantir a segurança do animal e dos passageiros, e também deve garantir a higiene e conforto de todos. Ele responderá civilmente pelos danos ou lesões causadas pelo animal que conduz.

A nova lei prevê ainda que em cada veículo poderão embarcar, no máximo, dois animais. Caso seja um cão de guarda ou de ataque, o pet só poderá embarcar se estiver usando focinheira. Não poderão ser transportados entre 6h e 9h e 16h30 e 19h40, horários de pico.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Arapoanga e Água Quente: as duas novas regiões administrativas do DF

 

Arapoanga e Água Quente são oficialmente as novas regiões administrativas (RAs), totalizando 35 no Distrito Federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, no dia 22.12  as leis que criam as duas RAs. As normas foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

Ambas atendem os requisitos para se tornarem regiões administrativas, como o índice populacional. Em Arapoanga, são estimados 47.336 moradores desde o último censo populacional, em 2018, espalhados por uma área de 2.198,58 hectares. Já em Água Quente é previsto cerca de 30 mil habitantes, em uma área de 951,21 hectares.

Com as leis em vigor, as administrações regionais de Planaltina e do Recanto das Emas, onde as regiões pertenciam, terão de transferir parte do acervo que compõe o patrimônio para o funcionamento das novas sedes em Arapoanga e Água Quente. Elas também prestarão apoio operacional necessário às futuras administrações regionais durante o processo de consolidação das atividades.

O objetivo do Governo do Distrito Federal (GDF) é levar aos moradores mais benefícios como mais infraestrutura, saneamento básico, além da construção de estabelecimentos públicos como escolas.

“Essas regiões agora terão apoio político muito forte, com deputados e todos que tenham interesse no desenvolvimento das regiões, colocando recursos para buscar mais urbanização e estruturação de equipamentos públicos”, afirmou o secretário de Governo, José Humberto.

 

Audiência pública vai debater licenciamento ambiental no Jardim Botânico

 


O Instituto Brasília Ambiental publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de quinta-feira (22.12), o aviso do evento para apresentação e discussão do estudo do Relatório de Impacto de Vizinhança (RIVI) para o parcelamento de solo urbano do Residencial Ipê, localizado na Região Administrativa do Jardim Botânico, no dia 24 de janeiro.

A transmissão ao vivo será realizada no canal do YouTube do instituto, às 19h. O regulamento, estudos e relatório sobre o empreendimento estão disponíveis no site. Já as instruções e procedimentos para acesso serão divulgadas, no portal da autarquia ambiental, até 5 (cinco) dias antes da data de realização da audiência.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Governo aprova seis novas áreas para moradia e comércio

 

 O Conplan aprovou a criação de seis novas áreas para moradia e comércio. Dessas,  quatro estão no Jardim Botânico, uma em Sobradinho e outra em Planaltina. Com mais de 1.500 casas e apartamentos, os empreendimentos poderão beneficiar, no total, até 5.247 pessoas. A definição do colegiado ocorreu este mês, na última reunião anual do Conselho de Planejamento.

O maior deles se chama Tororó Ecoville Residence, localizado no Setor Habitacional do Tororó, no Jardim Botânico. Ao todo, são 56,38 hectares de terreno, o equivalente a mais de 56 campos de futebol. A área tem capacidade para 490 casas, com a possibilidade de beneficiar até 1.617 pessoas, além de ter lotes comerciais e institucionais.

Ainda no Jardim Botânico, outra nova área, chamada Setor Comercial Jardim Botânico, pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e possui 10,92 hectares, onde podem morar até 487 pessoas. O projeto urbanístico prevê no terreno 148 apartamentos, em cinco prédios, que ainda terão comércios nos seus respectivos térreos. Também é esperada a criação de outros lotes para uso exclusivo comercial e equipamentos públicos.

Mais dois terrenos aprovados no Jardim Botânico se chamam Condomínio Cidade Jardim e Residencial Reserva do Parque. O primeiro, com 4,93 hectares, fica na Fazenda Taboquinha e pode comportar 74 apartamentos para até 244 pessoas, além de lotes comerciais e para equipamentos públicos. O segundo fica no Setor Habitacional do Tororó, possui 2,38 hectares, com capacidade de ter 33 casas para 109 pessoas, e lotes para comércio, prestação de serviços e instituições.

Em Sobradinho, a área chamada Bernadete fica na Fazenda Paranoazinho. Diferente das demais, ela já tinha sido aprovada no Conplan, em fevereiro deste ano. Contudo, retornou à análise do colegiado devido às alterações de parâmetros e permeabilidade que foram feitas no projeto urbanístico, sendo aprovada novamente. No terreno de 15,75 hectares, podem ser construídos 715 apartamentos para até 2.362 pessoas. Também estão previstas áreas verdes e Espaços Livres de Uso Público (Elups).

Por fim, na Quadra 18 da Vila Vicentina, em Planaltina, fica o chamado Parque da Vila. Na área de 2,86 hectares, é possível construir 71 casas, que beneficiarão 232 moradores, e 59 apartamentos, para 196 pessoas, totalizando 130 unidades residenciais para 428 habitantes. No local, também são previstos espaços para equipamentos públicos.

 

sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

PROGRAMAÇÃO DE NATAL DA TORRE DE TV

A Torre de TV, cartão-postal de Brasília, terá uma programação especial de Natal a partir das 18h do domingo (18.12). O projeto Natal do BRB na Torre de TV será realizado até o dia 8 de janeiro, oferecendo um espetáculo de luzes e cores que, em 2022, tem como tema O melhor do Natal está dentro de nós.

Na programação, apresentações musicais e projeções na fonte, com mensagens gravadas do poeta Bráulio Bessa. E na festa de Natal não poderia faltar Papai Noel.

Outros monumentos serão cobertos por cores especiais, como a Arena BRB e o Palácio do Buriti. 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

IPTU 2023 PODERÁ SER PAGO EM SEIS VEZES

 

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para o próximo ano já está disponível. A portaria que fixa as datas de vencimento das parcelas do imposto e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do dia 15.

O imposto poderá ser pago em até seis parcelas, iguais e sucessivas. Veja o calendário de pagamento, elaborado de acordo com a inscrição do imóvel.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Regularização de imóveis em Arniqueira, Vicente Pires e Cidade Estrutural

 

A Terracap lançou mais cinco chamamentos públicos de venda direta para a regularização de imóveis em três regiões do DF. Ao todo, 478 imóveis podem ser regularizados: de Arniqueira, Vicente Pires e do Setor de Comércio e Serviços da Cidade Estrutural (Scia). Os ocupantes têm até 6 de fevereiro para apresentar a proposta de compra ou concessão do terreno junto à Terracap e podem obter até 25% de desconto no pagamento à vista.

O valor dos terrenos varia entre R$ 39 mil (126 m²) e R$ 3,7 milhões (22 mil m²) e já preveem a dedução da infraestrutura feita pelos ocupantes, bem como a valorização decorrente desta implantação, exceto para imóveis da Estrutural, cuja infraestrutura foi realizada pelo governo.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos canais de atendimento da Terracap, no call center (61) 3350-2222, ou pelo atendimento remoto, por meio do chat online. É só acessar o site www.terracap.df.gov.br.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

AULAS NA REDE PÚBLICA COMEÇAM EM 13 DE FEVEREIRO

 

Os calendários escolares de 2023 da rede pública de ensino do Distrito Federal já estão disponíveis no site da Secretaria de Educação. O início das aulas será em 13 de fevereiro de 2023 e o término, em 21 de dezembro. Ao todo, serão 200 dias letivos obrigatórios.

Para os estudantes das Instituições Educacionais Parceiras (IEP), como as creches conveniadas, o ano letivo também começa em 13 de fevereiro.

A semana pedagógica, reunião dos profissionais da educação que ocorre antes do início das aulas para planejamento do ano letivo, será realizada de 6 a 10 de fevereiro. Enquanto isso, as instituições parceiras terão o encontro pedagógico nos dias 9 e 10 de fevereiro.

MAIS QUATRO HOSPITAIS PARA O DISTRITO FEDERAL

 

O Distrito Federal deverá ganhar, nos próximos quatro anos, mais quatro hospitais públicos, duas Unidades de Prontos Atendimento (UPAs) e 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de 16 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), 75 mil moradias populares, mais cinco restaurantes comunitários e dois campus da nova universidade distrital (UnDF).

Esses projetos constam no Relatório de Transição apresentado este mês ao governador Ibaneis Rocha pela equipe de Planejamento de Governo para o quadriênio 2023-2026.

Aprovada criação de quatro novos parcelamentos

 O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, na quinta-feira (08.12), a criação de quatro novos parcelamentos de solo – três no Jardim Botânico e um em Sobradinho. Os empreendimentos beneficiarão 1.785 pessoas, com 547 casas construídas por empresas privadas.

Um dos parcelamentos no Jardim Botânico, o Le Grand Jardin, está localizado na DF-140. A previsão é que, nessa área, sejam construídas 481 casas para atender até 1.587 pessoas.

Também está prevista, no local, a criação de lotes de uso misto para comércio, prestação de serviços e residências como apartamentos, além de espaços livres de uso público e três lotes para equipamentos públicos comunitários (EPCs), destinados a setores como educação, saúde ou segurança, conforme a demanda da população.

Os outros dois parcelamentos no Jardim Botânico, o Alta Brisa e o Residencial Milênio, ficam no Setor Habitacional Tororó. Com 33 casas cada um, o primeiro tem a previsão de acomodar 89 habitantes e o segundo é destinado a 109 pessoas. Ambos também terão lotes para espaços de uso público e EPCs.

Já em Sobradinho, o parcelamento do Centro Comercial Boa Vista será uma nova área no Setor Habitacional Boa Vista, localizado na antiga Fazenda Paranoazinho. 

Prorrogada a venda direta da Colônia Agrícola Vereda da Cruz

Os ocupantes dos 473 terrenos da Colônia Agrícola Vereda da Cruz, em Arniqueira, terão até o dia 12 de dezembro para manifestar interessa em comprar através da venda direta o lote ocupado.

Esse é o terceiro chamamento da região. O primeiro edital foi em outubro do ano passado e contemplou 206 lotes. Em novembro, mais 198 ocupantes puderam adquirir seus imóveis.

Os valores dos terrenos variam entre R$ 11,2 mil (76 m²) e R$ 699,299,61 (2,5 mil m²) para os de uso residencial exclusivo e entre R$ 170 mil (239 m²) e R$ 1.087.206,78 (2,5 mil m²) para os imóveis de uso misto. Nos valores já estão deduzidas as obras de infraestrutura realizadas pelos moradores e a valorização decorrente por esta implantação.

Maiores informações pelo site da Terracap www.terracap.df.gov.br. 

Começa plantio de grama nos canteiros do boulevard do Túnel de Taguatinga

 

Foi iniciado o trabalho de plantio de grama nos canteiros entre a EPTG e a Av. Comercial. É a fase 1 do boulevard, que receberá mais de 19 mil mudas de grama batatais.

“A área é dividida em dois canteiros – um no lado sul e outro, maior, no norte, que será cortado por uma ciclovia”, explicou o engenheiro Samuel Teles, responsável por supervisionar a construção do Túnel de Taguatinga.

A fase 1 das obras da pista do BRT já foram concluídas. São 8 mil de corredor exclusivo para ônibus, feito com pavimento rígido de alta durabilidade.

Em Sobradinho, as obras do viaduto na entrada da cidade, na BR-020, continua a todo vapor. Esse é o início da duplicação da via que liga a cidade serrana a Planaltina.

ITAPOA VAI GANHAR TRES ESCOLAS

 

No próximo ano, a cidade do Itapoã vai ganhar três novas escolas, que irão atender 3.900 alunos. A primeira, a Escola Classe 502 que está sendo construída no Itapoã Parque está quase concluída e a previsão é que seja entregue em janeiro. A unidade consta com 17 salas de aula e irá atender 1.360 alunos.

A Escola Classe 401 também está sendo construída no Itapoã Parque e já está com 31% das obras prontas. A previsão é que seja concluída até o final de 2023.

Já a Escola Classe 203, no Itapoã, que terá 19 salas de aula e vai atender 1.254 alunos, está sendo construída no Condomínio Del Lago II e deverá ser entregue no primeiro semestre de 2023.