domingo, 25 de outubro de 2020

Carlos Cardoso é reeleito no Jardim Europa II

 

A eleição de Carlos e Adolfo para mais um mandato no Jardim Europa 2 confirma o excelente trabalho que vêm realizando no residencial.


No Jardim Europa II, Carlos Cardoso foi reeleito para mais um mandato de dois anos como síndico do condomínio. A eleição aconteceu neste sábado (24.10) com um placar de 200 votos para a chapa vencedora contra 70.

Como subsíndico foi eleito Adolfo Pereira e para o Conselho Consultivo, os novos nomes são: Luiz Reis, Alcivimar Camargos, Roberto Freitas, Elizabethe Lima, Paulo Carvalho, Enildo Amaral, Osanea dos Anjos, Flávia de Sá e Gutemberg Pereira.

O Conselho Fiscal é independente e os novos membros são: Adenilton Pereira, Jânio Alves e Sérgio Batista.



História: O Jardim Europa II é um residencial com 626 unidades localizado no Grande Colorado, em Sobradinho. O condomínio existe, oficialmente, desde o dia 12 de outubro de 1997. Ali, todas as obras de iluminação pública, abastecimento de água, asfalto e infraestrutura foram feitas pelos moradores. O Jardim Europa II é hoje um dos mais bonitos condomínio da região do Grande Colorado, com praças, belos jardins, áreas de esporte e lazer, portaria com controle de entrada e saída, segurança e monitoramento durante 24 horas e bonitas paisagens.




quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Bolsonaro contraria Ministério da Saúde e diz que vacina chinesa "não será comprada"

O presidente Jair Bolsonaro firmou na quarta-feira (21.10) que a vacina contra o novo coronavírus produzida na China "não será comprada" pelo governo brasileiro. 

A mensagem foi publicada em uma rede social e foi em resposta a um comentário de um apoiador crítico ao anúncio de que o Ministério da Saúde assinou um protocolo de intenções de adquirir 46 milhões de doses da Coronavac, vacina que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac.

Fonte> Yahoo

Ministério da Saúde anuncia vacinação a partir de janeiro


Em reunião na tarde de terça-feira (20.10), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou um grande Plano Nacional de Imunização (PNI) já a partir de janeiro de 2021. A vacina será comprada e distribuída a todas os Estados pelo SUS. A informação foi dada durante reunião do Fórum de Governadores.

Um protocolo de intenções assinado pelo ministério vai garantir 46 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, com o laboratório Sinovac, da China. O instituto já é um dos maiores fornecedores de vacinas para o SUS. 

Outra vacina – a AstraZeneca – também está em etapa avançada de produção e não é descartada como uma “segunda vacina” a ser adquirida e distribuída pelo ministério. A vacina, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e desenvolvida com a Universidade de Oxford (Reino Unido), poderá ser produzida em grande escala a partir do início do próximo ano, chegando a agosto de 2021 com 110 milhões de doses e produção 100% nacional.

Será feito um cronograma de vacinação nacional, determinando os grupos prioritários que serão imunizados com duas doses da vacina. 

A Astrazeneca também tem necessidade de ser feita em dose dupla e, com a previsão inicial de oferecer 30 milhões de doses a partir de fevereiro de 2021. Caso recebam a liberação da Anvisa na mesma época, já no início do próximo ano os brasileiros poderão contar com 76 milhões de doses.


Participação popular é ampliada na revisão do Pdot

 Ao todo, 76 entidades, entre cooperativas e associações, organizações não-governamentais, conselho de classe, movimentos sociais e coletivos, foram homologadas para participar extraordinariamente do Comitê de Gestão Participativa (CGP). Trata-se do órgão colegiado com caráter consultivo e propositivo que tem, entre suas atribuições, mobilizar a população especialmente por meio de validação das ações de sensibilização, divulgação, informação, capacitação e organização da participação social.

“A Seduh está muito satisfeita com o resultado que revela um grande interesse da sociedade civil nesse processo de construção coletiva da minuta do Pdot. Mesmo nesse contexto de pandemia, não deixamos de promover a participação popular em todas as etapas da revisão que ainda terá um cronograma de pelo menos um ano e meio até a conclusão da proposta”, afirma Mateus Oliveira, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

terça-feira, 20 de outubro de 2020

Época de escolher a escola para 2021

 


Governo do DF vai cancelar réveillon e carnaval de 2021

 



Após encontro entre o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, foi decidido que não haverá este ano a Festa de Reveillon da Esplanada e nem o Carnaval de 2021, em Brasília.

De acordo com a secretaria, “sem vacina e sem segurança, não há como arriscar em investir nessas grandes festividades. Não há condições sanitárias de realizar as festas, por conta da Covid-19”, disse o secretário Bartolomeu Rodrigues.

Revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo


A audiência pública que vai debater a minuta do Projeto de Lei Complementar de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) será no dia 7 de novembro às 9h. Para garantir a ampla participação da sociedade a Secretaria de Habitação (Seduh) realizará a audiência nos moldes presencial e online, além disso, toda sessão será transmitida pelo canal do Youtube da secretaria.

De acordo com o regulamento publicado no Diário Oficial, a audiência presencial está limitada a 30 pessoas, em razão da necessidade de distanciamento social. Já no aplicativo Cisco Webex, usado para a manifestação oral dos participantes, 300 pessoas podem se conectar. Em ambos os casos as inscrições deverão ser feitas no site da Seduh até o dia 6 novembro.

A proposta de revisão da Lei Complementar nº 948, de 2019 (LUOS_ foi elaborada por uma força tarefa coordenada pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades (Sudec), da Seduh. Durante nove meses foram realizadas cerca de 180 reuniões.

As principais alterações propostas pela minuta da revisão são:

, Compatibilização dos mapas com os novos limites das Regioes Administrativas definidas na Lei Complementar 958, de.20.12.2019.

. Incorporação de novos projetos urbanísticos e de regularização fundiária registrados em cartório.

. Compatibilização com as normas vigentes, como o Código de Obras.

. Correção de erros e imprecisões identificadas quanto aos usos e parâmetros urbanísticos.

. Compatibilização de alturas em relação às restrições impostas pelo cone de aproximação do aeroporto.

A Lei Complementar n. 948 foi sancionada pelo Governador Ibaneis Rocha em janeiro de 2019, depois de tramitar nove anos na Camara Legislativa do Distrito Federal, sendo aprovada em dezembro de 2018. 


 

Centro de Ensino Santa Rita de Cássia, Sobradinho, DF

 


Mirante da Torre de TV já está reaberto

 



Além de ser um símbolo turístico de Brasília, a Torre de TV sempre esteve presente na rotina da população como um destino recomendado para programas de família, principalmente nos fins de semana. A visitação ao famoso mirante do local esteve suspensa nos últimos três anos, mas desde o início deste mês voltou a fazer parte do cronograma dos visitantes e turistas, beneficiando todo o complexo ao redor do cartão-postal.

A reabertura oficial do mirante ocorreu no dia 1º, em cerimônia que teve a participação do governador Ibaneis Rocha. Desde então, mais de 3,6 mil pessoas puderam aproveitar a vista única do alto da Torre – o que resultou em uma média de 400 visitantes por dia. O local foi completamente restaurado pelo BRB, que gere todo o complexo. A visitação é gratuita e ocorre de quarta-feira a domingo, das 12h às 18h.

Nesta primeira fase de operação no mirante, algumas regras foram impostas, conforme os protocolos de segurança sanitária adotados em combate ao coronavírus. A ocupação máxima do elevador é de quatro pessoas por vez, podendo aumentar caso o grupo seja formado por membros da mesma família. Para evitar aglomerações, o número total de visitantes que podem ficar ao mesmo tempo no mirante varia de 12 a 15 pessoas, e o tempo máximo de permanência no local é de 10 minutos.

Vista panorâmica

A família de Manuel da Luz Nogueira, 62 anos, foi a primeira a visitar o mirante neste domingo (18). Natural do Tocantins, o aposentado vive no DF há mais de 50 anos, e há pelo menos duas décadas não visitava a Torre de TV. “Fico muito alegre de estar aqui novamente”, comemorou. “O trabalho de revitalização me surpreendeu, gostei bastante do que vi”.

Filha de Manuel, a estudante Carolina Alves, 30 anos, também elogiou a nova estrutura do mirante da Torre. “Achei ótima, me senti muito segura”, relata. Quem não escondia a felicidade de estar ali em cima era a pequena Ayla, de 4 anos, neta do aposentado. Com um sorriso estampado de quem aprovou a sua primeira visita ao local, ela não pensou duas vezes ao contar o que mais gostou de ter visto da paisagem ao redor da Torre: “O parque de diversões”.

Novas luminárias instaladas na DF-440, na Rota do Cavalo

 Primeiro foi a pavimentação asfáltica, que deu uma nova cara à Rota do Cavalo. Agora, é a vez da iluminação. A recém-inaugurada estrada que liga a região às cidades do Itapoã e Sobradinho estará toda iluminada a partir desta segunda-feira (19), por meio de um trabalho realizado pela Companhia Energética de Brasília (CEB) na via (DF-440).

Setenta e três postes de aço com luminárias de vapor de sódio de 250 watts agora ocupam a pista de 1,5 km. Além disso, oito vãos de rede de energia de média tensão e dois transformadores monofásicos de 10 kva (kilovoltampere) estão sendo instalados. Centenas de empregos foram gerados com as melhorias.

A pavimentação era um pedido de quase 20 anos dos moradores do Paranoá e Itapoã, que atendemos com o empenho do DER-DF [Departamento de Estradas de Rodagem], mas faltava algo: a iluminação. Mais um passo concluído”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

A pista também se tornou uma importante rota para encurtar caminho e tempo quando o destino é o Plano Piloto. Moradores da Rota, do Paranoá e do Itapoã já usam o atalho pavimentado para ir e voltar à região central de Brasília, reduzindo a distância em 5 km.

Mas não é só o tráfego de veículos que melhora. Ali, a circulação de pedestres é intensa. “Muita gente pratica exercícios físicos e anda pelas margens da rodovia durante o dia. Agora, com a luz, também fará [as atividades] à noite. Sem falar da produção dos chacareiros da região, que chegará mais fácil até o Itapoã”, explica o administrador regional, Marcus Cotrim.

Coleta Seletiva para Vicente Pires

 A partir de 21 de outubro os moradores de Vicente Pires poderão contar com a coleta seletiva na porta de casa. Além dessa novidade, o serviço também volta a funcionar em Taguatinga, Águas Claras e parte da Estrutural/SCIA.

Outras localidades como Vila do IAPI e Setor Habitacional Bernardo Sayão também entram no circuito da coleta seletiva. A área de atuação onde o serviço acontecia parcialmente também foi ampliada nas regiões do Guará II, Asas Norte e Sul, Cruzeiro Novo, Lago Norte, Sobradinho II, Sudoeste e Octogonal.

A coleta seletiva já está presente em 27 regiões administrativas e a meta do SLU é prestar o serviço em todas as 33 regiões. Para isso, ainda falta atender Arniqueira, SIA, Jardim Botânico, Fercal, Planaltina e Por do Sol/Sol Nascente.

Todo o material que os caminhões da coleta seletiva recolhem nas ruas do DF é encaminhado para cooperativas de catadores que atuam dentro dos galpões de triagem do SLU, que voltaram a trabalhar depois da interrupção de quatro meses provocada pela Covid-19. A volta ao trabalho veio acompanhada de uma série de medidas de segurança, como distanciamento, uso de máscaras e álcool gel e quarentena dos resíduos por 48 horas. A Secretaria de Saúde, responsável pela definição das medidas preventivas, recentemente dispensou as cooperativas dessa última medida.



Fonte> Agência Brasília

Campanha ambiental visa conscientizar os frequentadores de parques da importância de utilizá-los com responsabilidade

 O Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a Administração Regional do Lago Norte, deu início à campanha “Sorria! Você está em uma Unidade de Conservação”. A ação educativa, que visa conscientizar os frequentadores de parques da importância de utilizá-los com responsabilidade e cuidado, buscando sua preservação, estreou no Parque Ecológico das Garças, no Lago Norte.

Foram distribuídos aos visitantes mil panfletos cujo conteúdo destaca o que é uma Unidade de Conservação (UC), sua importância, o que se pode e o que não se deve fazer dentro desses espaços, e convida a comunidade para cuidar deles junto com o órgão ambiental e com as Administrações Regionais.

De acordo com a chefe da Superintendência de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Água  (Sucon) do instituto, Rejane Pieratti, a campanha foi criada para conscientizar os usuários dos parques que esses espaços onde eles passeiam, se exercitam, encontram amigos, contemplam a natureza, entre outras atividades, são unidades de conservação. “É importante que eles saibam como é a melhor forma de se portar nesses espaços e como podem contribuir para ajudar a conservá-los”, enfatiza.

O material distribuído gratuitamente explica que as UCs são áreas com características naturais relevantes e que foram legalmente criadas pelo poder público, com o objetivo de conservá-las para as presentes e futuras gerações, melhorando assim a qualidade de vida de todos.

É também destacado no impresso que existem ações que não se pode adotar dentro de uma UC, como  churrascos, consumo de bebidas alcóolicas, danificar o cercamento ou qualquer outra estrutura, deixar lixo espalhado no chão, destruir ou retirar plantas do local, entre outras.

Mas a grande intenção é mesmo chamar o usuário do parque para atuar como parceiro no cuidado do espaço. “Estamos começando pelos parques que ainda não têm guarita de vigilância. Nesses é mais urgente podermos contar com a ajuda da comunidade, de forma consciente, para a sua preservação”, diz a superintendente.

O próximo espaço ecológico a receber a campanha será a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Bosque, localizada em frente ao Pontão do Lago Sul. Depois, serão alvo também o Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul, mais conhecido como Asa Delta, e o Parque Ecológico Península Sul. Concluída essa primeira etapa, nova programação será feita incluindo outros parques.

Os folhetos foram distribuídos por uma equipe do Brasília Ambiental, das áreas de parques e UCs, educação ambiental e auditoria e fiscalização. A ação teve como principais parceiros a comunidade e a Administração Regional do Lago Norte.


Fonte: Agência Brasília

TCDF aprova contas do primeiro ano de gestão

 Conselheiros do tribunal foram unânimes em destacar a melhoria na situação da contabilidade governamental


O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) aprovou nesta segunda-feira (19.10) o parecer das contas de governo do primeiro ano da gestão Ibaneis Rocha. No relatório, o conselheiro Manuel de Andrade destacou o cumprimento dos limites com gasto de pessoal, com endividamento, a superação das previsões dos resultados primário e nominal e as aplicações dos limites constitucionais na saúde e na educação. Em 2019 foi registrado um superávit de R$ 217,5 milhões.

Os conselheiros do tribunal foram unânimes em destacar a melhoria nas contas governamentais. Em especial no que diz respeito à redução das despesas sem cobertura contratual, ao aumento dos investimentos e à manutenção das despesas com pessoal dentro dos limites descritos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).


Fonte: Agencia Brasília

Audiência pública de revisão da lei de ocupação do solo no DF será dia 7 de novembro

 Aprovada no fim do governo passado e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no início de 2019, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) está pronta para passar por uma revisão. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai enviar um projeto de lei complementar (PLC) alterando a norma para a Câmara Legislativa (CLDF).


A audiência pública que vai debater a proposição será em 7 de novembro, às 9h. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) realizará a audiência nos moldes presencial e on-line, e toda a sessão será transmitida pelo canal do YouTube da pasta.

De acordo com o regulamento publicado no DODF desta quarta-feira (7/10), a audiência presencial está limitada a 30 pessoas, em razão da necessidade de distanciamento social imposta pela Covid-19. No aplicativo Cisco Webex, usado para a manifestação oral dos participantes, 300 pessoas podem se conectar.

Em ambos os casos, as inscrições deverão ser feitas no site da Seduh até 6 de novembro. Para as pessoas que desejam acompanhar os debates sem fazer uso da palavra, o YouTube estará aberto, sem necessidade de inscrição prévia.

Fonte: Metropoles

Escola Santa Rita de Cássia, Sobradinho, DF