terça-feira, 30 de novembro de 2010

SAÚDE: CONTROLE DE ANTIBIÓTICOS VAI LEVAR MAIS PESSOAS ÀS FILAS

     A partir de agora, as farmácias só poderão vender antibióticos com apresentação e retenção de segunda vida da receita médica de controle especial. Esta é uma Resolução da Anvisa, que já está em vigor. A receita terá validade de 10 dias.

     A decisão da Anvisa é uma tentativa de dificultar o hábito da automedicação, apontada como uma das causas para a crescente resistência de bactérias.

     A medida adotada está correta, mas esqueceram de solucionar a maneira como a população será atendida para conseguir a receita, quando se tratar, por exemplo, de uma simples inflamação de garganta.

     Para quem tem plano de saúde, o atendimento para se obter o receituário até deve ser mais simples nos hospitais particulares, mas quem depende dos hospitais públicos e mesmo dos postos de saúde estarão em dificuldade, pois como todos sabem, pessoas com saúde precária e que necessitam de atendimento estão morrendo nos corredores dos hospitais, como já cansamos de assistir nos noticiários. Imaginem, então, como será um atendimento para uma doença mais simples.

     Quantas e quantas pessoas não perdem um dia inteiro nas filas dos hospitais e postos de saúde para conseguir um atendimento médico (quando conseguem). Como será daqui pra frente com o aumento de pessoas que irão buscar atendimento para obter uma receita?

     Com certeza tem que haver controle da venda dos antibióticos, mas alguém (ou algum órgão) tem que solucionar a forma de atendimento médico à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário