terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Projeto “Viva Verde” recebe destaque no programa “GDF Junto de você”




     Em novembro, a Secretaria de Regularização de Condomínios (Sercond) lançou a cartilha “Viva Verde”, que aborda a importância da consciência ambiental, começando, nesta primeira edição, com a coleta seletiva para quem vive nos condomínios horizontais do Distrito Federal.
     A cartilha detalha um passo-a-passo da coleta seletiva, visando conscientizar cada vez mais os moradores sobre como cuidar do lixo de seu condomínio, a importância da reciclagem e a destinação correta dos materiais, mostrando que atitudes simples contribuem para aumentar a qualidade de vida dos moradores.

     Na cartilha, o morador recebe um alerta sobre os cuidados que deve ter com o lixo produzido, conhecendo a importância de um planejamento e as etapas de execução, como: Conhecer o lixo e as características do local, ter noção do mercado de recicláveis, saber promover a Educação Ambiental e, por fim, como implantar o projeto.

     Há ainda um alerta para os moradores sobre os lixos não tóxicos (plástico, metais, vidro, papel), o lixo produzido por material orgânico (restos de comida, frutas e verduras) e os lixos tóxicos (pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos).

     O projeto “Viva Verde” ganha ainda mais vida no Programa de Governo “GDF junto de você”, que já esteve presente em Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Ceilândia.

     Como principal atividade dentro do programa “GDF Junto de Você”, o “Viva Verde” busca alertar sobre a importância da reciclagem e da educação ambiental junto aos moradores que residem em condomínios.

 Fique por dentro do projeto “Viva Verde”

     Para o subsecretário de Acompanhamento Ambiental da Sercond João Daniel, é importante resgatar a história para preservar a memória, uma vez que diversas medidas e cuidados já fazem parte do dia-a-dia de muitos residenciais. “Isso é valorizar todo um trabalho que vem sendo feito há décadas por moradores, que ao longo desses anos adquiriram experiências e têm realizado um trabalho fantástico de preservação, reaproveitamento e cuidado com o meio ambiente e as nascentes. Medidas sábias que fazem toda a diferença para a sociedade do DF”.

      Com esse projeto, a Sercond revela sua preocupação com a preservação do meio ambiente e da história, buscando divulgar ações que possam servir de incentivo para outras comunidades de condomínios.  “É de grande importância levar conhecimento sobre manuseio e destinação adequada dos resíduos sólidos a outras pessoas residentes em condomínios, que muitas vezes estão próximos de áreas ambientais belíssimas, com nascentes, declividades e vasta vegetação do cerrado”, concluiu o subsecretário.

     Entre fevereiro e novembro deste ano, o “Viva Verde já foi levado a diversos residenciais do DF. A equipe da Secretaria de Condomínios também visitou algumas áreas onde os moradores já fazem o reaproveitamento de resíduos sólidos, como é o caso, por exemplo, do Mansões Entre Lagos, onde existe uma mini-fábrica que reaproveita as garrafas PETs e restos de obras para a produção de meios-fios e tijolos ecológicos.

     Além de abranger os síndicos, a ideia é fazer chegar informações às famílias com intuito de sensibilizá-las quanto à destinação correta e estimular a participação na separação adequada dos resíduos produzidos em suas residências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário