terça-feira, 28 de julho de 2015

Obras no Balão da ESAF e duplicação da via de acesso a São Sebastião vão melhorar o trânsito na região


Finalmente, depois de muitos apelos dos moradores, um Governo que teve uma ação concreta para melhorar o caótico trânsito na DF-001, no Jardim Botânico. Esse é o trecho entre a ESAF, no Jardim Botânico/Lago Sul, São Sebastião e Jardins Mangueiral/São Sebastião, que diariamente força com que moradores façam um enorme exercício de paciência pela manhã e início da noite, tamanho o engarrafamento que se forma na região.

Para resolver a questão, dando maior fluidez ao trânsito e reduzir o número de acidentes, muitos deles fatais, o DER-DF está fazendo duas importantes intervenções: duplicando os 3,9 quilômetros da DF-463, via que dá acesso a São Sebastião e Jardins Mangueiral, e ampliando de duas para três o número de faixas do balão da Esaf, entroncamento da DF-035 do Lago Sul, com a DF-001.  

O alargamento da rotatória e uma pista de acesso a DF-001, na saída dos condomínios, deverá melhorar consideravelmente o trânsito na região, diminuindo os engarrafamentos e o tempo gasto hoje para quem tem que sair para trabalhar.



Falta ainda o DER-DF dar uma solução para o caos na Avenida Comercial do Jardim Botânico, onde são poucas as vagas e grande o número de caminhões de carga e descarga, que sem nenhum controle, ocupam toda a via, a qualquer hora do dia, trazendo grandes transtornos para quem mora na região e precisa do comércio local. Ali, está faltando muita ordem, ainda.


segunda-feira, 27 de julho de 2015

Escola Santa Rita presta homenagem ao palhaço Carequinha




Com o tema “A família vivendo a magia do circo”, a Escola Santa Rita de Cássia, em Sobradinho, este ano prestou uma linda homenagem ao centenário do famoso palhaço Carequinha, que no dia 18 de julho completaria 100 anos.

A Festa da Família do Santa Rita ocorre anualmente no encerramento do primeiro semestre. Este ano, professores e alunos se empenharam  muito nos preparativos da festa, que contagiou quem esteve presen-te. Com roupas alegres e divertidas, a festa foi um show de cores, alegria e música.


Carequinha nasceu numa família circense, em Rio Bonito, interior do Rio de Janeiro. Aos cinco anos já divertia a criançada e, aos onze já ocupava o posto de palhaço oficial do Circo Ocidental. Na TV, comandou o programa Circo do Care-quinha, na extinta TV Tupi, por 16 anos.

Carequinha morreu aos noventa anos. Com o bordão “Tá certo ou não tá, garotada?”, ele levou alegria para milhões de espectadores.


Carequinha não era mágico, mas com seus truques e alegria, deixou o mundo mais colorido.






Sobradinho terá área para descarte de materiais de construção


     Uma fazenda próxima a Sobradinho será o primeiro espaço específico para despejo de lixo da construção civil. A área foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União ao SLU.
Outra área no Núcleo Bandeirante também vai receber restos de material de construção.
Em 2014, segundo o SLU, cerca de 721 toneladas de resíduos da construção civil foi recolhidas no DF.
     Nos pontos de entrega voluntária, a população poderá depositar resíduos volumosos, como galhos de árvores, móveis, plástico, vidro, papel, metal e materiais de construção, oriundas de reformas.

Mas isso não é para agora. O SLU terá o prazo de dois anos para iniciar as duas obras.

Danos ambientais com a duplicação da DF-003, trecho entre o Balão do Colorado e Torto


A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) do Ministério Público instaurou procedimento administrativo para apurar as condições ambientais da obra das marginais da DF-003, que vai do Balão do colorado ao Balão do Torto.

O Ibram, que em abril determinou ao DER a paralisação das obras, deverá informar ao MP, juntamente com o  DER às medidas que previnam o carreamento de sedimentos para o córrego Açude e o ribeirão do Torto. 

OCUPAÇÃO DESORDENADA EM VICENTE PIRES CONTINUA A TODO VAPOR



Um levantamento feito pela Associação de Moradores de Vicentes Pires (AMOVIPE) apontou a existência de mais de 40 prédios com seis andares ou mais na região de Vicente Pires.
Segundo Gilberto Camargo, presidente da entidade, os prédios são construídos sem obediência as regras de edificação e sem o relatório de impacto de trânsito, sobrecarregando a região que já é considerada uma das mais críticas do DF. “Existe prédios que pode ter até mais de 100 apartamentos”, denunciou.
Como não há um controle e nem alvará, muitas construções chegam a ocupar áreas públicas e calçadas, ocasionando grandes transtornos para quem vive na cidade.
Em recente entrevista, o secretário de Habitação, Thiago Andrade, disse que “essas construções tem grande impacto na infraestrutura viária, nas redes de esgoto e de luz, além de causar danos ambientais e geológicos” e que a Segeth irá criar um órgão que se ocupará da verticalização irregular.

No Grande Colorado, o presidente da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) pediu a Justiça o embargo de obras na Av. Comercial e a ação da Agefis.

Claudemir Pita é eleito presidente da AJAB



     A Associação dos Condomínios do Jardim Botânico (AJAB) tem novo representante. Claudemir Pita foi eleito presidente com 23 votos contra 18 recebidos pelo opositor.


     Uma das principais bandeiras da associação é a luta em favor da manutenção da Administração Regional e a exigência para que o governador Rollemberg nomeie logo o administrador da cidade.



      No início de janeiro, o GDF havia anunciado a extinção da RA, mas após diversos protestos, voltou atrás. Nesse meio tempo, a cidade, com mais de 75 mil habitantes, está abandonada. Blog da cidade denuncia: “Nestes últimos seis meses, o GDF transformou o Jardim Botânico em uma cidade abandonada e entregue a própria sorte”.

Terracap vai começar processo de venda direta dos lotes do Ville de Montagne e Solar de Brasília



     Em maio, o Conselho de Planejamento do DF (Conplan) aprovou os projetos urbanísticos dos residenciais Solar de Brasília e Ville de Montagne, no Jardim Botânico.


     Com a decisão, a Terracap anunciou que irá iniciar a venda direta dos lotes aos atuais moradores, que já estão apreensivos com relação ao preços dos terrenos. Muitos já anunciaram que se o valor for considerado abusivo vão entrar com ação na Justiça, o que pode prejudicar o processo de regularização.


   Para a Terracap a medida pode emperrar o avanço da regularização na região. Em reunião com representantes de moradores, o diretor técnico, Júlio César, lembrou o processo dos terrenos da Etapa II do Jardim Botânico, onde os moradores entraram com ação de impugnação na Justiça.


     Durante a reunião, ficou acertado entre as partes a “boa-vontade” de caminharem juntos. “Vamos discutir as benfeitorias feitas pelos moradores para que sejam deduzidas no preço da venda dos lotes. Essa medida evitará possíveis impugnações judiciais”, disse o diretor.


 

Justiça manda desocupar orla do Lago Paranoá



Desembargadores do Tribunal de Justiça do DF determinaram que o Governo do Distrito Federal mande erradicar de imediato os puxadinhos, churrasqueiras, marinas, quadras de esportes, piscinas, cercas e jardins construídos de forma ilegal ao longo dos 40 quilômetros de extensão da orla do Lago Paranoá.

A associação de moradores entrou com ação tentando impedir a ação, mas o provimento foi negado por unanimidade.

Com a decisão, o governo pode dar início a desocupação das margens do lago. A primeira etapa será a retirada de cercas e muros da área de preservação ambiental.

De acordo com a legislação, qualquer construção deve respeitar os 30 metros da orla. Mais de 450 casas ocupam hoje áreas na orla do Lago Paranoá de forma ilegal.

Mês de férias, é mês de praia em Brasília


Happy hours, muita atividade esportiva, gastronomia e praia com uma vasta programação nos finais de semana dos brasilienses.

O projeto Na Praia, instalado numa área com 6 mil m2, tem areia, barraquinhas de acarajé, tapioca, milho, restaurantes e muitos shows. É a praia de Brasília. O espaço, na Orla do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis de Turismo Norte, vai funcionar até 8 de agosto e para visitar o lugar é preciso adquirir ingresso.

Com muitas atividades preparadas para sexta, sábado e domingo, onde o visitante poderá praticar vôlei, stand up, paddle, futebol, slackline e muita atividade recreativa para a criançada. Comidas árabe, mexicana, japonesa e natural poderão ser apreciadas nos restaurantes da praia.


400 toneladas de areia foram trazidas de Cristalina (GO) e Paracatu (MG) e o projeto lembra as estruturas da praia do Futuro, em Fortaleza.

Doutor Michel (ou Wasny) pode ser o novo Conselheiro do Tribunal de Contas



     Nas últimas eleições (de 2014), PT e PP se uniram para disputar vagas na Câmara Legislativa. O PT elegeu quatro distritais e o PP, um – o deputado doutor Michel. Cláudio Abrantes, não conseguiu entrar e ficou na suplência.

     Agora, com a possível saída do conselheiro Domingos Lamoglia, acusado de participar do esquema de corrupção Caixa de Pandora, a vaga pode ficar com Doutor Michel (PP) ou com Wasny de Roure (PT).

O julgamento do conselheiro foi adiado no último dia 23, quando os integrantes da Corte decidiram conceder prazo de 10 dias para que a defesa e o Ministério Público apresentem manifestações e argumentações finais.      O TCDF vai decidir se ele pode retomar suas funções ou se deve se aposentar compulsoriamente.

     A próxima vaga do TCDF deverá ser preenchida com indicação da Câmara Legislativa, que deverá acontecer no plenário da Casa de Leis, na segunda semana de agosto.



     Com a indicação de Wasny, o PT, que é oposição ao atual governo, se torna maioria na Casa, já que Cláudio Abrantes é petista.


     Com a indicação de Doutor Michel, o bloco PMDB-PTB-PP, com cinco integrantes e que faz parte da base governista, ficaria desfalcado.