segunda-feira, 30 de novembro de 2015

De tanto insistir, GDF acaba acolhendo a ideia do deputado Agaciel Maia: venda direta dos lotes em condomínios é a saída para a crise.


“A regularização fundiária, com a concessão de escrituras públicas aos moradores, tem que ser uma política de governo. Deve haver uma equipe específica para cuidar apenas dessa área”, explica o parlamentar, que no passado recente, conseguiu que fosse criada uma secretaria de Estado, específica para tratar da questão: a Secretaria de Condomínios, extinta no início do atual governo.
Para Agaciel Maia, com a venda direta de lotes em condomínios, o governo não somente resolveria a questão dos moradores desses residenciais, ponto um ponto final na “eterna” regularização, como geraria uma receita de, no mínimo, R$ 10 bilhões para os cofres públicos.

O parlamentar explica que o governador Rollemberg assumiu o papel de criar uma política de governo para resolver essa situação. “com essa medida, o governo arrecadará dinheiro suficiente para resolver seus problemas financeiros”, explica Maia, lembrando que atualmente, o governo ainda perde o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que só é pago mediante a escritura autenticada em cartório. “Milhares de transações comerciais são feitas em cidades e o governo não lucra. Deixa de arrecadar porque não vende os terrenos diretamente para as pessoas e porque nas atuais transações de compra e venda não há o ITBI”, conclui o deputado Agaciel, lembrando que há uma estimativa de cerca de 300 mil imóveis no DF sem escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário