quarta-feira, 31 de agosto de 2016

DERRUBADAS NO ESTÂNCIA QUINTAS ALVORADA: SONHOS DESTRUÍDOS E NENHUMA SOLUÇÃO PARA A ÁREA


Esse mês de agosto foi de verdadeiro pavor para os moradores do Condomínio do Estância Quintas da Alvorada, localizado no Altiplano Leste, no Jardim Botânico. Todos puderam assistir pela TV o aparato fortemente armado dentro do residencial, com tratores colocando ao chão casas e casas, retirando móveis e até mesmo carro, e pessoas desesperadas. Mais de 150 casas, construídas após julho de 2014 estariam na lista de derrubadas.
A operação de derrubada começou no dia 15 deste mês, comandada pela Agefis. Segundo informações, a Procuradoria Geral do DF pediu ao Tribunal de Justiça a revogação de 200 liminares (ações propostas por moradores) com alegação que as ações estariam impedindo uma fiscalização mais rigorosa na área.
Com relação a derrubada da nova portaria, ainda em construção, enquanto não houver o julgamento do mérito, a mesma não pode ser derrubada. O processo aguarda parecer do Ministério Público.
Projeto da nova portaria

De acordo com informações da Agefis, a operação cumpre determinação judicial da ação civil pública 29.041/94. A agência de fiscalização explicou que a área pertence a Terracap e o monitoramento é feito através de geoprocessamento, que identifica as casas construídas após julho de 2014 através de imagens de satélite.
Além das derrubadas, técnicos da CEB desligaram ligações clandestinas e a fiscalização recolheu materiais de construção.
Agefis, PM, CEB, Copo de Bombeiros, Casa Militar, Novacap, Caesb e Detran participaram da operação.

Protestos paralisam o trânsito – Um dia após as derrubadas, pela manhã, cerca de 500 moradores do Estância fizeram bloquearam dois pontos da via de acesso ao Plano Piloto (DF-001), um na altura do quilômetro 23 e outro no quilômetro 21, com queima de pneus.
Carreata – E os moradores não pararam por aí. No dia 22, os moradores fizeram uma enorme carreata, saindo do Jardim Botânico rumo ao Plano Piloto e deram um nó no trânsito, já caótico, do centro da cidade.
Carreata

Justiça proíbe derrubadas – E a pressão continuou. O advogado do condomínio Mário Gilberto entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o juiz Gilson Dipp concedeu medida cautelar ao condomínio, proibindo as derrubadas que iriam continuar na quarta-feira (16/08) no Altiplano Leste. A decisão também proíbe novas construções até o julgamento da ação movida pelo GDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário