segunda-feira, 1 de outubro de 2018

GOVERNO DO DF ASSINA DECRETO QUE PERMITE MUROS E GUARITAS



Foi publicado no Diário Oficial do DF do dia 13 de setembro o Decreto 39.330/2018, assinado pelo governador do Distrito Federal, que autoriza a manutenção dos condomínios fechados, com muros e portarias.


De acordo com representantes desses residenciais, eles estão felizes com a medida adotada, mas lembram que não esperavam que o assunto fosse resolvido dessa maneira, “pois na verdade essa é apenas uma autorização do Estado para que se mantenha os muros e as portarias. Nossa luta sempre foi para que o modelo de regularização fosse no formato de loteamento fechado, registrado assim em cartório”, explicou Carlos Cardoso, presidente da Associação de Moradores dos Grande Colorado (AMGC), frisando que a luta pela regularização no modelo de condomínio vai continuar.
O decreto assinado só foi possível graças a Lei Federal 13.465, de 2017, que prevê o cercamento, com controle de acesso nos condomínios a serem regularizados.
O controle de acesso ao residencial será feito na portaria, com identificação do visitante, conforme já acontece.

Se o documento tivesse vindo mais cedo, condomínios como o Villages Alvorada, no final do Lago Sul, não teria perdido sua portaria e muros.  

Para legalizar as áreas fechadas, os síndicos devem observar, com relação ao cercamento:
. altura máxima de 2,50m
. permeabilidade visual mínima de 70%
. tratamento paisagístico no limite do residencial com a área externa
Com relação a portaria:
. área máxima de até 20m2, podendo ter sanitário
. área máxima de 15 m2 cada guarita, quando for composta por duas edificações

Nenhum comentário:

Postar um comentário