quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Grupo de Trabalho fará levantamento de terras desapropriadas em comum

A Terracap criou grupo de trabalho que irá diagnosticar as terras no Distrito Federal
que foram desapropriadas em comum, isto é, possuem além da Terracap, outros proprietários


Foi criado pela Terracap um grupo de trabalho que pretende agilizar a regularização de terras que há 60 anos foram desapropriadas em comum, isto é, áreas que pertencem a Terracap, mas que ao mesmo tempo tem outros proprietários. Segundo a empresa, são cerca de 522 milhões de metros quadrados nessa situação. “Para ter uma ideia, o Paranoá quase inteiro é terra desapropriada em comum”, explicou o diretor de Regularização Social da Terracap, Leonardo Mundim.
O grupo de trabalho fará um grande diagnóstico, identificando as matrículas dessas terras, criando uma base de dados com a identificação dos proprietários registrais, com nome, dados da área, contatos etc.


Após essa etapa, a Terracap vai convocar os coproprietários ou seus representantes para fazerem um acordo de demarcação e divisão amigável. Nessa fase, será formalizado um processo judicial de homologação, com a participação do Ministério Público. A etapa final será a de registro da sentença nos cartórios imobiliários, gerando a separação formal das propriedades.
Somente após essa fase é que a Terracap terá condições de fazer qualquer novo parcelamento e mesmo de regularizar as áreas já ocupadas. “Primeiro é necessário reconhecer a propriedade exclusiva da empresa pública”, explicou o diretor.
Vários condomínios implantados no DF encontram-se em terras que estão nessa situação e com a medida lançada, terão condições de ser regularizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário