Atenção moradores de Sobradinho e região: o trânsito da cidade vai fluir ainda mais com a construção de um novo viaduto no acesso à cidade pela BR-020, próximo à Quadra 2, em uma das entradas da Região Administrativa (RA).
Apelidado de viaduto do Comper – pela proximidade com o supermercado – a obra viária está com projeto pronto e deve ser licitada ainda em julho. A previsão é que as obras comecem em setembro.
Essa intervenção viária trará alívio aos mais de 45 mil condutores que trafegam diariamente no local, além de oferecer mais uma opção de acesso a Sobradinho. Atualmente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), responsável pela obra, está em fase final de captação de recursos. O valor a ser investido no viaduto é de R$ 34 milhões incluindo toda a estrutura viária, serviço de terraplenagem, encabeçamento entre outros.
“Este viaduto é para resolver de vez o trânsito ali naquela região. Ele é uma das nossas prioridades e a intenção é começar a obra ainda este ano. Aquele acesso a Sobradinho é complicado porque tem muita interferência no trânsito nos dois lados, tanto no sentido de Planaltina como no sentido de Sobradinho”, explica o superintendente de obras do DER/DF, Cristiano Cavalcante.
O viaduto de Sobradinho é um dos cinco que o Governo do Distrito Federal vai erguer para resolver ou aliviar o fluxo de veículos em pontos de tráfego intensos nas cidades do DF. Além deste na região administrativa, outros quatro serão construídos no Recanto das Emas, Paranoá, Itapoã, Riacho Fundo e Jardim Botânico.
Ciclovia
A chegada do viaduto será acompanhada de outra importante intervenção. Como trabalhar a mobilidade e integrar diferentes meios de transporte é uma das missões do governo local, o viaduto também ganhará uma ciclovia a pedido do governador Ibaneis Rocha.
A ciclovia que vai cruzar o viaduto do Comper, em Sobradinho, terá uma extensão de 25 km entre Planaltina e Sobradinho. Ela terá início na Avenida Independência, em Planaltina, e vai terminar no Balão do Colorado, percorrendo o Complexo Viário Joaquim Roriz.
Embora venha para integrar toda a mobilidade da região, a ciclovia será licitada a partir de um projeto diferente do viaduto. Ela fará parte do projeto de ampliação das faixas de rolamento entre Sobradinho e Planaltina. Nos dois sentidos, será pavimentada uma nova faixa de rolamento.
A ciclovia terá início na Avenida Independência, em Planaltina, sendo construída nesse lado da pista até a primeira passarela no sentido Planaltina-Sobradinho. Lá, passa ao sentido de quem vai para Sobradinho até a Quadra 2, no futuro viaduto do Comper. Desse ponto até o condomínio Império dos Nobres, a ciclovia será erguida nos dois sentidos da pista; e, do condomínio até o Balão do Colorado, volta para o lado do sentido Sobradinho. Ao longo do percurso, haverá essas alterações e as mudanças serão feitas com passarelas, semelhante ao que ocorre na Estrada Parque Taguatinga (EPTG).
Jardim Botânico - Os motoristas que circulam pela região sul do DF, principalmente os que vem do Mangueiral, de São Sebastião e condomínios, também serão beneficiados pela construção de um novo viaduto. Pelo balão da DF-035 que desce para o Jardim Botânico passam todos os dias cerca de 45 mil carros. Esta intervenção ainda está em fase de projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário