quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Parque do Tororó recebe melhorias

 


A entrega da primeira etapa das obras de implantação do Parque Ecológico do Tororó, um sonho antigo dos moradores da região foi realizado na sexta sexta-feira (11.09), Dia Nacional do Cerrado. O espaço agora conta com duas guaritas, iluminação pública, cercamento recuperado, dois portões para veículos e dois para pedestres, ciclovia, pintura do estacionamento e placas de sinalização.

O secretário de Governo, José Humberto Pires, esteve presente e destacou a importância das ações integradas. Ele elogiou os programas desenvolvidos pela Secretaria do Meio Ambiente, pelo Instituto Brasília Ambiental e demais órgãos do governo. Também defendeu que o dinheiro público deve ser aplicado em programas como o Parque do Tororó. “A comunidade entendeu ser importante, trabalhou muito por isso e, agora, recebe a primeira etapa de implantação do parque”, acrescentou o secretário.

Para a presidente da Associação dos Empreendedores do Tororó (Aetor), Maria José Feitosa, essa é uma grande conquista. “Este é o primeiro equipamento público instalado nessa região desde sua criação, em 2002, e a entrega dessa primeira fase de melhorias é um incentivo para seguirmos em frente”.

Maria José lembrou que a presença do Salto do Tororó atrai milhares de visitantes ao parque e que importante proteger as nascentes do córrego Pau de Caixeta e a vegetação o local.

O secretário do Meio Ambiente Sarney Filho também esteve presente e falou sobre a importância da preservação de áreas verdes, parque e unidades de conservação. “Quando você implementa um parque, está entregando um espaço de lazer para as famílias e, ao mesmo tempo, protegendo o Cerrado”, explicou, lembrando que o Cerrado é o maior bioma da América do Sul, só perdendo para a Amazônia.

“É preciso que a população, que aqui no Tororó assuma cada vez mais essa área como patrimônio dela”, concluiu o secretário.

O parque

Com 322,75 hectares, o Parque Ecológico Tororó  é o primeiro instalado na região e, desde a sua criação, em 2005, através do Decreto nº 25.927, aguardava por melhorias.  O local atrai praticantes de ecoturismo que buscam caminhadas, trilhas de média dificuldade e rapel. O objetivo principal do parque ecológico é conservar amostras dos ecossistemas naturais, proteger paisagens naturais e incentivar atividades de pesquisa, estudos e monitoramento ambiental.

Dos 73 Parques Ecológicos do DF, 20 deles estão implantados, 12 dois quais reformados pela atual gestão em 2019. O GDF pretende implantar todos até 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário