terça-feira, 8 de novembro de 2011

UMA SECRETARIA PARA OS CONDOMÍNIOS


Os condomínios horizontais do Distrito Federal, que hoje abrigam uma população perto de 650 mil moradores, podem ganhar nos próximos dias uma secretaria.
A expectativa é que o governador Agnelo Queiroz autorize nos próximos dias a criação da Secretaria dos Condomínios, um órgão que deve centralizar todos os assuntos relacionados com os condomínios, entre eles a questão da regularização.
A proposta é uma iniciativa do deputado Agaciel Maia, que durante a campanha esteve em vários residenciais e conheceu de perto as dificuldades que os moradores enfrentam ao longo de tantos anos, sem conseguir prosseguir com o processo de regularização.
“Os procedimentos para legalizar a situação está parado e, enquanto isso, os moradores não conseguem fazer nada, nenhuma obra, pois não conseguem obter alvará. Imagine alguém que já mora num condomínio e não consegue dar manutenção em sua casa, nem mesmo a pintura de um muro. Temos que acelerar a liberação de licenças ambientais, de aprovação dos projetos urbanísticos, para que essas pessoas tenham mais tranqüilidade”, justificou o deputado Agaciel Maia.
Para o parlamentar, é importante que o novo órgão assuma também a defesa desses moradores, com uma área jurídica forte. “Essas pessoas já foram muito massacradas e todos esquecem que na verdade é a burocracia do Estado que leva a ilegalidade. São pessoas que fizeram tudo sozinhas e ainda protegeram o centro da capital, impedindo o surgimento de favelas como acontece em outras grandes cidades”, explicou.
Segundo Maia, é importante que o governo tenha pulso forte e decisão política não somente para a criação da secretaria, mas também para dotá-la de pessoal técnico capacitado e ações ágeis. “Brasília precisa virar a página desta questão e resolver o assunto de uma vez por todas”, concluiu.
Audiências – Em outubro, duas audiências públicas discutiram o assunto. Uma aconteceu no dia 20 de outubro, no plenário da Câmara, onde cerca de 300 pessoas estiveram presentes, e outra no dia 26, em Arniqueiras, onde a principal reivindicação dos cerca de 500 moradores presentes foi o fim das derrubadas.
O deputado Agaciel Maia vem realizando um trabalho de peso a favor dos condomínios e este ano já apresentou diversas propostas na Câmara Legislativa, entre elas a que transforma os setores habitacionais Grande Colorado, em Sobradinho, e Arniqueiras em Regiões Administrativas, assim como proposta para duplicação das rodovias DF-250, que liga o Itapoã a Planaltina, e da EPDB (DF-025), no final do Lago Sul, na descida da Barragem, com apresentação de emenda ao orçamento que garante  recursos para a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário