quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vicente Pires: regularização foi o principal tema das reivindicações



Moradores de Vicente Pires receberam na sexta-feira (10/05) o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz, que através do Programa Caravana nas Cidades conheceu de perto as principais dificuldades enfrentadas pela população.
A secretária de Regularização de Condomínios (SERCOND), Regina Amaral, acompanhou a visita e ouviu as reivindicações das lideranças, que tiveram ênfase na regularização: venda direta, preservação de APPs, liberação de alvarás para construção e preço dos lotes.
Também estiveram presentes os secretários de Estado de Governo, Gustavo lslsl, de Saúde, Rafael Barbosa, de Habitação, Rafael Slslsl, de Regularização, Regina Amaral, de Publicidade, Abmael Soososo, e do coordenador das Cidades, Francisco Machado
O governador Agnelo, acompanhado pela primeira dama, Ilza Queiroz, iniciou a visita despachando com o administrador da cidade, lslslsls. A comitiva, a partir do Taguapark, seguiu para o Bairro São José, onde foi feita inspeção das obras de drenagem e de recuperação asfáltica da Rua 8.
Próximo dali, o governador fez uma visita à chácara de um produtor de uva, cuja produção hoje está próxima de dois mil pés.
As 13h, a comitiva chegou ao Centro Desportivo Brasil Central para o almoço com moradores e lideranças da cidade. “O objetivo maior desse encontro é o de ouvir a comunidade. Saber os anseios dos moradores. Uma grande conquista para a população de Vicente Pires foram os recursos do PAC 2, liberados pela nossa presidente Dilma. Com esses recursos, vou pavimentar toda a cidade de Vicente Pires”, enfatizou o governador em seu discurso, lembrando a situação crítica dos moradores no período de chuvas.
A presidente da Feira do Produtor pediu apoio para a reforma da feira e o presidente do novo Sindicato das Escolas Particulares do DF, Anchieta Coimbra, falou que “as escolas não tem condições de concorrer com grandes empreendedores para comprar seus lotes. Não temos alvarás e vivemos com as constantes ameaças de derrubadas”.
Além das ameaças de derrubas, outro problema da comunidade foi apresentado ao governador pelo pastor Arnaldo, representando o Conselho de Pastores: “Precisamos de apoio para a aquisição dos terrenos para a construção das igrejas, que exercem um papel fundamental junto à comunidade”.
Já a presidente da Feira de Artesanato, Vângela Caetano, pediu apoio para a construção do galpão, enquanto o representante das micro e pequenas empresas, Armando Oliveira, solicitou mais agilidade na liberação de alvará para construções.



Os chacareiros, representados pelo presidente da associação de produtores rurais, Sebastião Machado, lembrou que as cercas de 47 chácaras remanescentes foram ocupadas legalmente no início da construção de Brasília, através de concessão de uso. “Gostaríamos do apoio do governador para consolidar a permanência das chácaras da maneira como estão. Não parcelamos nossas aéreas e não podemos ser penalizados. Isso significa mais verde para a cidade e menos impermeabilização”, argumentou.
Outros segmentos estiveram representados e, além de agradecerem a presença do governador na cidade, elogiaram a iniciativa do projeto.
Com relação ao tombamento do TaquaPark, o governador Agnelo elogiou a sugestão, porque “sem verde, a qualidade de vida fica comprometida. Podem contar comigo. Ninguém mais toca no parque”, disse.
Ao finalizar o encontro, o governador Agnelo informou que todas as sugestões serão levadas para as áreas competentes do governo para que emitam pareceres e o Governo adote as medidas necessárias. “A feira precisa ser melhorada, a venda direta para as escolas é necessária e não podemos admitir que se derrube uma escola enquanto não sai os alvarás. Nosso objetivo principal é a regularização e isso já estamos finalizando”, disse, afirmando, com relação às chácaras, não ter dúvidas da importância da manutenção dessas áreas ativas e produtivas. “Isso dará qualidade de vida à cidade”.


Principais benfeitorias que Vicente Pires já recebeu:
. Modernização da iluminação pública, com 1.500 novas lâmpadas
. Mais viaturas policiais para atender a cidade
. Instalação de diversos Pontos de Encontros Comunitários (PEC)
. Construção de três parques infantis
. Esgotamento sanitário

Fonte: Sercond

Nenhum comentário:

Postar um comentário