terça-feira, 3 de setembro de 2013

Condomínio Fortaleza recebe visita da Sercond


Equipe da Secretaria Itinerante da SERCOND com síndico e moradores do Residencial Fortaleza
 

A Secretária Itinerante levou a secretária Regina Amaral e equipe ao condomínio Fortaleza, na Colônia Agrícola Riacho Fundo I, na manhã desta terça-feira (03/09).

Ordenar e dar início ao processo de regularização fundiária e levar melhorias para a qualidade de vida das pessoas que vivem na região é o compromisso da Secretaria de Regularização de Condomínios.
Moradores contam com rua pavimentada, água da CAESB e energia elétrica. Ali, já pagam IPTU desde 2005, mas não contam com transporte público e nem iluminação na única avenida de acesso aos condomínios
 

Implantado há cerca de 10 anos, os moradores do Residencial Fortaleza pagam, desde 2005, água, energia elétrica e IPTU. “Apesar disso, chegamos a ficar até três dias sem água em nossas casas”, diz o síndico Wedson Feitosa, explicando que depois que a CAESB assumiu o serviço e acabou com a rede clandestina, por um erro, pois “em vez de trazer a água da Placa das Mercedes, que é um ponto alto, acima do condomínio, eles puxaram a rede da parte de baixo e a água não tem força para subir, principalmente na época de seca”.
 
 

A falta d´água tem sido um dos grandes problemas enfrentados pela pequena comunidade do Residencial Fortaleza, onde vivem cerca de 55 famílias. Ali a rua é pavimentada com bloquetes e possui rede de captação de águas pluviais. “Mesmo assim, assim precisamos, urgentemente, de atenção do Estado. Não temos transporte coletivo na Avenida 18, único acesso aos condomínios da região. Quem tem filhos que estudam a noite é um tormento”, explicou uma moradora, cuja filha é estudante universitária.

A secretária falou do empenho do Governo para regularizar o Distrito Federal. Regina disse também que com a abertura do processo de regularização e os órgãos governamentais envolvidos terá como dar início à legalidade da área. “O Governo quer que a cidade tenha a marca da sustentabilidade. Com a Secretaria Itinerante podemos ouvir a comunidade e conhecer seus problemas de perto”, afirmou.


Durante a visita, a secretária reforçou a importância dos cuidados e da preservação ambiental da área, assim como do plantio de árvores que ajudam a amenizar o clima, diminui a poluição, além do fator ornamentação, que vem colaborar com a valorização da região.

Reivindicações

Durante toda a manhã, lideranças e moradores puderam apresentar suas reivindicações à equipe de governo. Além da inversão do ponto de água da CAESB, o que irá garantir água para a comunidade, eles reivindicam também implantação de linhas transporte público coletivo e iluminação e construção de calçada na Avenida 18.

 

Fonte: Sercond

Um comentário: