sábado, 26 de agosto de 2017

LIDERANÇAS DOS CONDOMÍNIOS DO GRANDE COLORADO SE REUNEM COM GOVERNADOR E LÍDER DE GOVERNO



O líder do Governo na Câmara Legislativa, deputado Agaciel Maia, participou junto com o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg e do secretário de Habitação, Thiago de Andrade, de reunião com síndicos e lideranças dos condomínios do Grande Colorado quando debateram o processo de regularização dos condomínios com base na Lei Federal 13.465/2017, sancionada no início de julho passado pelo presidente Temer.



O encontro teve início às 11h, no salão do Residencial Jardim América, na Avenida DF-425, onde mais de 100 lideranças do bairro estiveram presentes.

O governador e o deputado Agaciel foram recepcionados pelo síndico do Jardim América, José Ramos, e pelo presidente da Associação de Moradores do Grande Colorado (AMGC), Carlos Cardoso, que durante a reunião explicou os principais anseios da comunidade, como a regularização no formato de condomínio e a necessidade do envio para a Câmara do projeto que mantenha os muros e portarias.


Carlos Cardoso explicou que os moradores não aceitam a regularização dos residenciais baseado no modelo de loteamento, como quer a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA). “Somos condomínios e assim queremos ser regularizados. Nós pagamos por tudo que foi feito no bairro. Temos que ser ouvidos no processo de regularização”, explicou.

A advogada dos condomínios, Maria Olímpia, relatou a grande dificuldade que os moradores têm de acesso aos processos de regularização em andamento na Segeth. “Muitas vezes somos obrigados a recorrer à Justiça para ter informações de algo que nos interessa”, afirmou.



O Setor Habitacional Grande Colorado, área da antiga Fazenda Paranoazinho, possui 54 condomínios em processo de regularização. Desses, apenas dois não pertenciam a antiga fazenda. Ali, todos eles possuem infraestrutura construída pelos próprios moradores – asfalto, energia elétrica, água tratada, cercas e portarias com controle de entrada e saída, áreas de lazer, ginástica e quadras esportivas, além de monitoramento e segurança durante 24 horas.



Para o deputado Agaciel Maia, é justo e importante que os moradores participem do processo de regularização. Ele também falou da importância de agilizar a regularização dessas áreas. “O governo e moradores só têm a ganhar com o fim da irregularidade, pois isso se traduz em arrecadação de impostos, como o ITBI (imposto de transmissão de bens imóveis) e o financiamento para construção”. O parlamentar ressaltou a importância do modelo de condomínio, “pois aí também o Estado ganha, afinal é uma grande contribuição com a questão de segurança”.




O governador Rollemberg assumiu o compromisso de, junto com a Segeth, priorizar o projeto de lei de condomínios fechados com base na nova lei para que os processos possam ser analisados nesse modelo. Rollemberg também garantiu que os moradores terão chance de participar do andamento dos processos junto a Segeth. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário