Governador
de Brasília reuniu-se na terça (12/9) com o ministro do Meio Ambiente, José
Sarney Filho, para tratar dos detalhes da obra DE LIGAÇÃO Torto-Colorado.
O chefe do Executivo local explicou que, para executar a obra da
terceira pista entre a Granja do Torto e o Colorado, é preciso fazer um viaduto
de acesso ao Taquari.
Essa estrutura teria de avançar cerca de 50 mil metros quadrados na área
do Parque Nacional de Brasília, de responsabilidade do governo
federal. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal
(DER-DF), a extensão equivale a pouco mais que o tamanho de um lote no Park
Way.
A proposta é oferecer em contrapartida uma área de preservação ambiental
do DF dez vezes maior.
“São temas
muito importantes para Brasília: viabilizar a construção de um viaduto em uma
área já degradada e muito pequena do Parque Nacional e trazer conforto
especialmente para a população do Taquari”, disse Rollemberg no encontro, no
Ministério do Meio Ambiente.
Segundo ele, caso seja aceita a
compensação, o governo do DF economizará R$ 25 milhões nas obras.
O ministro Sarney Filho disse
ao governador que vai analisar a viabilidade jurídica do acordo.
Para o diretor-geral do DER-DF,
Henrique Luduvice, que também acompanhou a reunião, a contrapartida seria de
500 mil metros quadrados (25 metros por 20 quilômetros) ao longo de toda a
DF-001.
“O DER diminuiria a faixa de
domínio naquela pista em troca dessas intervenções, que não somam 50 mil metros
quadrados de área”, calculou.
Ligação
Torto-Colorado vai beneficiar cerca de 100 mil motoristas
A ligação Torto-Colorado
consiste na construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos
condomínios. Com o Trevo de Triagem Norte, vai dar fim aos longos
congestionamentos na saída norte e beneficiar cerca de 100 mil motoristas que
passam ali diariamente.
O Trevo de Triagem Norte é
composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. O objetivo é distribuir
o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixão Norte e Sul,
à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2. Somadas às passagens previstas
na Ligação Torto-Colorado, serão 28 intervenções.
As benfeitorias vão custar R$
207 milhões — R$ 146 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e
Social (BNDES), R$ 51 milhões de contrapartida do governo de Brasília e R$ 10
milhões da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).
Fonte: Agência Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário