segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cuidados necessários com o jardim no Verão




A estação mais quente do ano pede alguns cuidados com as plantas. Conversamos com o especialista da Miro Jardinagem, que nos contou algumas dicas importantes para que seu jardim seja o cartão postal de sua casa.

 

Verão, época de sol e muito calor. Época também de muita chuva. A estação quente pede alguns cuidados com suas plantas para que elas se mantenham vistosas e bonitas.

Essa é a época do ano em que há maior incidência de pragas e por isso mesmo é preciso redobrar os cuidados e ficar atento com a adubação e as regas.

No Verão, segundo Miro, é preciso dar um tempo a poda, pois é nesse período que surgem os novos brotos. “Mire-se apenas na poda do gramado e na eliminação de galhos secos”, exemplifica.

No DF, o Verão é a época também de muita chuva, mas pode acontecer também de ficar vários dias sem cair um gota d´água e por isso mesmo é preciso garantir a umidade das plantas, pois os dias são muito quentes e há uma perda maior de líquido. Mas cuidado: não encharque as plantas, pois isso facilita a entrada de fungos e bactérias. “Preferencialmente, alerta nosso especialista, a rega deve ser feita pela manhã”.

Esta é também a hora para o replantio de várias espécies e também de alimentar as plantas para propiciar um crescimento saudável. Com as chuvas, as plantas consomem mais facilmente os nutrientes do solo. Por isso mesmo, capriche na adubaçã0o e siga a recomendação quanto a matéria orgânica ideal para cada espécie. As árvores grandes e os arbustos precisam ter a terra em volta afofada e é necessário reforçar o material orgânico, usando estrume e húmus, além do fertilizante NPK (nitrogênio, fósforo e potássio – 10-10-10). “Não se pode descuidar da absorção de nutrientes, a fotossíntese, as regas e podas”, alerta o especialista Miro, que há mais de 20 anos cuida de diversos jardins em Brasília.

As pragas nesse período estão em alta. Por isso é necessário ficar atento a iluminação adequada, a circulação de ar e a umidade, para que esta não seja em excesso. A dedetização do jardim também é de grande importância, principalmente para manter o gramado livre de cupins. Que são insetos pequenos, semelhantes a formigas. Para acabar com essa e outras pragas, você pode utilizar soluções caseiras, “mas o melhor mesmo é contar com a ajuda de um profissional”, explicar Miro, que realiza também o serviço de dedetização completa em jardins.

Para encerrar, uma dica importante: essa é a época para cobrir os gramados com terra e adubo.

É no Verão que algumas espécies chegam ao auge da floração como onze-horas, crista-de-galo, hibisco e copo-de-leite. Por isso, abuse destas espécies no seu jardim, fazendo uma programação para que no próximo Verão as cores tomem conta de sua casa.

 

Serviços: MIRO JARDINAGEM, 8475.5319 / 9187.3526

Nenhum comentário:

Postar um comentário