No final de fevereiro, a construtora JC Gontijo divulgou um esboço de
projeto de parceria público-privada (PPP) para o Governo do Distrito
Federal (GDF) visando a construção de uma ponte no Paranoá e
unidades habitacionais. O governador Ibaneis Rocha acompanhou a
apresentação e marcou novo encontro para obter mais detalhes e a
possibilidade de viabilização do negócio.
Na PPP, o setor privado ficaria responsável por
construir a ponte e todo o sistema viário, bem como cuidar da
manutenção. Faria também as obras das unidades habitacionais do
São Bartolomeu – transformado em um novo bairro – para, em
seguida, incorporá-las. O governo participaria com os terrenos e
aporte e uma contraprestação mensal.
“A ideia é fazer por meio de PPP colocando um
novo setor habitacional, que seria o São Bartolomeu, mas, também,
tem existe a possibilidade de financiamentos internacionais. Estamos
tentando liberar o Distrito Federal para esses financiamentos e vamos
ver qual a melhor modelagem para essa obra”, explicou o governador, dizendo que recebeu um projeto que havia sido apresentado há quatro anos e o governo não deu andamento.
Equipamentos públicos
Caberia ainda ao setor privado construir equipamentos públicos (escolas, praças, posto de saúde, ciclovias) e manter e conservar o bairro, como nos moldes do contrato da PPP do Setor Jardins Mangueiral. A área utilizada seria de aproximadamente 320 hectares, sendo 160 para urbanização. O restante seria transformado em parque.
Caberia ainda ao setor privado construir equipamentos públicos (escolas, praças, posto de saúde, ciclovias) e manter e conservar o bairro, como nos moldes do contrato da PPP do Setor Jardins Mangueiral. A área utilizada seria de aproximadamente 320 hectares, sendo 160 para urbanização. O restante seria transformado em parque.
“Mais de 100 mil habitantes trafegam todos os dias
ali. Os condomínios cresceram muito, os caminhões de carga também
e há um fluxo de veículos muito grande. A barragem do Paranoá não
foi feita para ser meio de transporte. Fico feliz de saber que já
existe esse projeto”, afirmou Ibaneis.
A proposta é para viabilizar uma alternativa de
sistema de transporte ao da barragem do Paranoá. Assim, seria
necessário um sistema viário para conectar tanto o lado do Lago Sul
pela DF 001 e Estrada Parque Dom Bosco (EPDB), como do Paranoá,
pelas DF 001 e 005. A previsão de localização da ponte ficaria em
paralelo e próxima à barragem. Acima ou abaixo a depender dos
estudos e custos da obra.
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