terça-feira, 30 de abril de 2019

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE ABRIL


MAIO AMARELO
O DETRAN realizará no mês de maio a Campanha Maio Amarelo 2019, que vai contar com 69 blitzes e 49 atividades educativas em várias cidades, já a partir do dia 1º de maio com objetivo de zerar os índices de acidentes de trânsito com mortes.


COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPT
No sábado (27/04), a Secretaria de Saúde realizou ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desta vez, as ações foram nas cidades de Sobradinho e Planaltina e contou com 350 servidores do Corpo de Bombeiros, 68 militares do Exército e 22 agentes da Vigilância Ambiental, que percorreram ruas, avenidas e casas durante todo o dia, realizando vistorias, trabalhos educativos, coleta de amostrar e tratamento dos focos do mosquito. Nos conjuntos B3, B5 e B6, em Sobradinho, moradores contam que nos últimos dois meses, cinco pessoas foram infectadas na região. “Uma delas chegou a ficar internada por quatro dias”, comentou o prefeito da quadra, Seu Odilon, que junto com moradores fizeram há duas semanas uma vistoria nos arredores, catando lixo, limpando calhas e bueiros e detetizando as áreas verdes.
Prefeitura dos Conjuntos B3, B5 e B6 faz limpeza nas áreas verdes para prevenir mosquito da dengue.


Viadutos de entrada e saída da DF-150 são liberados pelo DER
O primeiro trecho de acesso a Rodovia DF-150, que dá acesso a diversos condomínios, foi liberado na sexta-feira (26/04), pelo Departamento de Estadas de Rodagem (DER). Esse trecho é composto de dois viadutos e integra a obra do Trevo de Triagem Norte, por onde circulam cerca de 100 mil veículos, diariamente.

Segundo vídeo divulgado pelo diretor do DER, a previsão é que a partir de agora, a cada 30 dias seja entregue uma parte da obra, que está prevista para estar concluída na segunda quinzena de julho.
A obra no Trevo de Triagem Norte e Torto-Colorado
O Trevo de Triagem Norte é composto por 16 obras, entre pontes, viadutos e túneis. O objetivo é distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, ao Eixão Norte e Sul, à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à L2.
Somadas às passagens da Ligação Torto-Colorado — construção de pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios, são ao todo 28 intervenções.
As obras do Torto-Colorado, especificamente, são fundamentais para livrar a saída norte do DF dos infindáveis engarrafamentos que diariamente ocorrem nos horários de pico (de 6h as 9h e de 17h30 às 19h45), que tanto prejudicam os usuários da DF-003 e das cidades de Planaltina, Sobradinho I e II e diversos condomínios do Grande Colorado, da DF-150.
Trecho da BR-020 entre Sobradinho e Planaltina pode passar para governo federal
Em reunião com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, o governador Ibaneis Rocha solicitou melhorias na BR-020, no trecho entre Sobradinho e Planaltina, cuja administração está cedida ao GDF. O governador solicitou melhorias, como acostamentos, nivelamento da pista, recapeamento e uma nova faixa nos dois lados da via para os ônibus. Para o governador, a medida desafogaria o trânsito na região.


Exposição de animais empalhados no Jardim Botânico
Foi inaugurada no sábado (27/04) uma exposição de animais empalhados no Jardim Botânico de Brasília, no Espaço Ciência. Essa é uma parceria do Governo com a UnB e vai mostrar à população a importância do ecossistema, com um museu vivo, com habit natural, plantas, areia, pedras, folhas secas, troncos de árvores, desenhos, esqueletos e crânios de animais, insetário, sementes, fungos e diversos bichos, como ema, anta, carcará.



Conplan recebe Plano Diretor para revisão
A abertura dos trabalhos do Conselho de Planejamento (Conplan) aconteceu na quinta-feira (25/04) e a reunião foi presidida pelo governador do DF, Ibaneis Rocha. O primeiro projeto apresentado este ano foi a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e Urbano (Pdot), cujas diretrizes urbanísticas são aplicadas em todas as cidades do DF, que baliza por exemplo a preservação de áreas ambientais e as novas áreas para expansão urbana. A legislação determina que a cada 10 anos o Pdot seja atualizado. A última revisão foi em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário