quinta-feira, 8 de março de 2012

Câmara discute participação da mulher no mercado de trabalho



Na manhã desta quinta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, a Câmara Legislativa realizou audiência pública que discutiu a participação da mulher no mercado de trabalho.

O evento aconteceu no Plenário e foi presidido pelo presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), deputado Agaciel Maia, autor da proposta.

Em seu discurso de abertura, Maia lembrou que as mulheres foram transpondo barreiras e deixando de ser apenas esposa, mãe e dona do lar. “Aos poucos conquistaram um espaço cada vez maior no mercado de trabalho e hoje temos uma mulher governando nosso País”.

No quadro de mudanças, de acordo com pesquisas realizadas e apresentadas pelo presidente da mesa, as mulheres, hoje, conquistam cargos de direção mais cedo que os homens. “Em média, aos 36 anos de idade, as mulheres ocupam cargos de direção, porém continuam ganham menos que os homens”.

Outro dado importante, mostrado pelo deputado Agaciel Maia, é que quase 30% das mulheres apresentam currículos com mais de dez anos de escolaridade.

“Essas mudanças significam o rompimento de uma forte estrutura e nesse milênio as mulheres serão as líderes. Mesmo assim, em alguns segmentos a mulher ainda continua ganhando menos que os homens, realizando o mesmo trabalho. Nada melhor do que essa data, em que se comemora, internacionalmente, o dia da mulher, para discutirmos essas mudanças que já ocorreram e a discrepância que ainda existe”, disse o deputado Agaciel.

Antes de encerrar, o parlamentar dos dois projetos de lei apresentados na Câmara Legislativa. Um que estabelece restrições para as empresas que optarem por tratamento diferenciado de salário para homens e mulheres que ocupem o mesmo cargo e exerçam a mesma função e outro que estabelece restrições para a empresa que se negar a contratar mulheres que tenham filhos.

A primeira senadora do Brasil, Eunice Michiles, abriu seu discurso falando do ano em que foi eleita senadora (1979) e lembrando as dificuldades que enfrentou, num “mundo” que era considerado apenas para os homens. “Levantei, então, a bandeira religiosa, da promoção da mulher e da defesa do meu Estado, o Amazonas. Mas, muitas vezes fui ridicularizada”, falou, citando a importância de Berta Lutz, a primeira brasileira que lutou pelo voto da mulher. “Enfrentou o presidente Vargas e foi através dessa luta que conseguimos o direito de votar”.

Diversas mulheres estiveram presentes, entre elas a administradora regional de São Sebastião, Janine Barbosa, a ex-senadora e primeira mulher a ocupar o cargo de senadora do Brasil, sra. Eunice Mafalda Michiles, a presidente da Planalto Service, a empresária Rita de Cássia, a presidente da Associação Brasiliense de Combate ao Câncer, Dra. Luci Ishii, a presidente da Associação das Mulheres Mastectomizadas de Brasília, sra. Joana Jeker, e a sra. Sânzia Maia, esposa do deputado Agaciel, que compuseram a mesa.

A audiência foi encerrada com a distribuição de flores, cartão e certificado às mulheres presentes, ao som do coral The Dreams.

Nenhum comentário:

Postar um comentário